Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Concerto com obras de Alexandre Guerra e Prokofiev lota o Teatro Amazonas

Combinando música sinfônica, imagens em vídeo e interpretação lírica, o espetáculo transformou o Teatro Amazonas em uma experiência sensorial

Por Secretaria de Estado Cultura e Economia Criativa,
sexta-feira, 4 de julho de 2025
 
 
 

Concerto com obras de Alexandre Guerra e Prokofiev lota o Teatro Amazonas
Concerto no Teatro Amazonas / Foto: © Aguilar Abecassis/SEC

O Teatro Amazonas recebeu, na noite de quinta-feira (03/07) um concerto especial que reuniu a Amazonas Filarmônica, o Coral do Amazonas e a mezzo-soprano Denise de Freitas, sob a regência do maestro Marcelo de Jesus. O programa apresentou a obra “O Mar Como Quem Vê”, do compositor Alexandre Guerra, e a cantata “Alexander Nevsky”, do russo Sergei Prokofiev. O espetáculo foi uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa


A primeira parte da noite foi marcada pela estreia da obra de Guerra, composta em 2017 e inspirada no próprio Teatro Amazonas. Escrita originalmente para voz, orquestra e poemas em português, a peça ganhou uma versão inédita com coral, pensada especialmente para essa apresentação. Imagens do mar projetadas no palco, luzes cênicas e uma leve névoa completaram a ambientação.

“Mais do que um concerto, o que a gente quis foi criar uma imersão. Desde a entrada do público, o ambiente já convida a mergulhar nessa atmosfera do mar. Luz, som, imagem, tudo em sintonia”, explicou o compositor, que acompanhou os ensaios durante toda a semana. “Ver essa obra ganhando forma aqui, onde ela foi sonhada, foi como assistir ao nascimento de algo muito vivo”, acrescentou.

Após um intervalo, o concerto seguiu com a execução da cantata “Alexander Nevsky”, composta por Prokofiev em 1939 a partir da trilha sonora do filme dirigido por Eisenstein. A apresentação contou com projeções de cenas do longa-metragem e legendas traduzindo os textos cantados em russo.

A mezzo-soprano Denise de Freitas, brilhou na execução do ciclo de canções, composto especialmente para sua voz. Ao lado da orquestra e do coral, trouxe intensidade e delicadeza às palavras de Fernando Pessoa e Vicente de Carvalho, cujos poemas formam a espinha da obra.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
BlueSky    Canal no WhatsApp    X   
Facebook    Instagram
ManausOnline.com
Copyright © 1996-2025