Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


FIEAM completa 65 anos como força estratégica do desenvolvimento industrial e econômico do Amazonas

A FIEAM reafirma sua missão de representar, fortalecer e inovar o setor industrial amazonense.

Por Sistema FIEAM,
sexta-feira, 1 de agosto de 2025
 
 
 

FIEAM completa 65 anos como força estratégica do desenvolvimento industrial e econômico do Amazonas
Sede da FIEAM / Foto: © Divulgação / FIEAM

Desde sua fundação em 3 de agosto de 1960, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) atua como um fórum estratégico voltado ao fortalecimento da indústria, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. A entidade tem papel decisivo na consolidação da Zona Franca de Manaus (ZFM) e na busca por novas matrizes produtivas para o Amazonas.

A assembleia de criação da FIEAM contou com a participação dos líderes sindicais Antônio de Andrade Simões (panificação), Francisco das Chagas Menezes (extração de borracha), Alcides Ramos Paes (calçados), Moysés Benarrós Israel (serrarias e carpintarias) e Petrônio Augusto Pinheiro (bebidas). A primeira diretoria foi liderada por Abrahão Sabbá, eleito presidente, acompanhado por empresários como Moysés Israel e Carmine Aronne.

Ao longo das décadas, a presidência da FIEAM foi exercida por Abrahão Sabbá, Antônio Simões, João de Mendonça Furtado, Francisco Garcia Rodrigues e José Nasser. Atualmente a entidade é liderada pelo empresário Antonio Silva, também vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade intensificou sua atuação em áreas estratégicas como infraestrutura, energia, legislação trabalhista e tributária, sempre com foco na atração de investimentos e no estímulo à economia regional.

”Ao completar 65 anos, a FIEAM reafirma sua missão de representar, fortalecer e inovar o setor industrial amazonense. Sua trajetória está diretamente ligada ao crescimento econômico do Amazonas e à consolidação do modelo Zona Franca de Manaus como motor de desenvolvimento sustentável e inclusivo na região Norte”, assinala o presidente da FIEAM.

Representatividade e atuação estratégica
Composta por 23 sindicatos patronais, que representam os principais setores industriais do estado, entre eles a construção civil, construção naval,  metalurgia, eletroeletrônicos, químico, alimentação, panificação, fiação e tecelagem, cerâmico, instalações elétricas, gás, hidráulicas e sanitárias, marcenaria, gráfico, relojoeiro, massas alimentícias e biscoitos, calçados, material plástico, empresas jornalísticas, meios magnéticos, confecções, entre outros, a FIEAM oferece assessoria jurídica, suporte técnico e articulação institucional por meio de coordenadorias especializadas em temas como comércio exterior, inovação e logística.
Desde a criação da ZFM pelo Decreto-Lei nº 288 de 1967, a FIEAM passou de mera representação sindical a protagonista nas decisões que moldam o Polo Industrial de Manaus (PIM). Um dos destaques recentes dessa atuação foi a liderança nas mobilizações pela manutenção dos incentivos fiscais da ZFM no contexto da Reforma Tributária, assegurando a competitividade regional.

Outra iniciativa de relevância é a Agenda Legislativa da Indústria, cuja 30ª edição foi lançada em março de 2025. O documento reúne 135 propostas voltadas à inovação, sustentabilidade e política industrial. “A Agenda Legislativa é fundamental para fortalecer o ambiente de negócios, atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico do país”, afirmou Silva.

A FIEAM também lidera ações de valorização da indústria por meio do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), além de integrar iniciativas nacionais como o Prêmio Professor Samuel Benchimol e o Empreendedorismo Consciente do Banco da Amazônia.

Sistema FIEAM: 65 anos de contribuição ao desenvolvimento
Composto pela FIEAM, SESI, SENAI e IEL, o Sistema Indústria do do Estado Amazonas cumpre papel essencial na promoção da educação, saúde, inovação e qualificação profissional, atendendo tanto à indústria quanto à sociedade amazonense.

O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), com 76 anos de atuação, promove saúde preventiva, segurança no trabalho e educação básica, contribuindo para a produtividade e o bem-estar de milhares de trabalhadores. Suas ações também auxiliam as empresas a cumprirem obrigações legais e melhorar o ambiente laboral.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), criado em 1957, soma mais de 775 mil matrículas em quase 200 cursos. Com unidades na capital e interior, como Iranduba, Itacoatiara e Parintins, o SENAI se destaca pelo atendimento às populações ribeirinhas por meio dos barcos-escola Samaúma I e II. Em 46 anos de navegação, os barcos-escolas já realizaram 63.837 atendimentos, sendo 53.273 pelo Samaúma I e 10.564 pelo Samaúma II em 65 municípios dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, totalizando mais de 60 mil formações em 18 cursos profissionalizantes.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas), desde 1970, fortalece a conexão entre indústria, talentos e centros de conhecimento. Atua em programas de estágio, formação de lideranças e qualificação empresarial, promovendo a inovação e a competitividade no setor produtivo local.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
BlueSky    Canal no WhatsApp    X   
Facebook    Instagram
ManausOnline.com
Copyright © 1996-2025