Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Indústria do Amazonas registra salto na produção de ar-condicionado e confiança fica acima da média nacional

Dados do PEA (Painel Econômico do Amazonas) apontam crescimento de até 355% em modelos fabricados no Polo Industrial de Manaus

Por Aryane Costa, Grupo Printer Comunicação
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
 
 
 

Indústria do Amazonas registra salto na produção de ar-condicionado e confiança fica acima da média nacional
Produção de ar-condicionado / Foto: © Gerado por IA

Previsão de calor recorde nos próximos anos deve aquecer ainda mais a demanda

Confiança da indústria amazonense chega a 53,81 pontos, superando a média nacional

A produção de aparelhos de ar-condicionado no Brasil, fortemente concentrada no PIM (Polo Industrial de Manaus), vem registrando resultados expressivos em 2025. De acordo com o PEA, levantamento mensal do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), a fabricação de modelos Split avançou 17,34%, saltando de 2.308.845 para 2.709.119 unidades. Já as linhas de condensadoras e evaporadoras tiveram altas impressionantes, de 355% e 350%, respectivamente.

O desempenho positivo é atribuído a uma combinação de fatores: aumento das temperaturas médias no país, modernização tecnológica e de design dos produtos, redução no custo global de insumos estratégicos e ganhos de eficiência na produção, o que ajudou a manter preços competitivos.

As projeções climáticas reforçam o cenário de expansão. Segundo a WMO (Organização Meteorológica Mundial), existe alta probabilidade de que, entre 2025 e 2029, a temperatura média global ultrapasse +1,5°C em relação ao período pré-industrial. A entidade alerta ainda para uma chance de 80% de novos recordes anuais de calor, tendência que deve impulsionar a procura por sistemas de climatização, especialmente no verão.

“A indústria de ar-condicionado instalada no Amazonas está preparada para atender a um mercado cada vez mais exigente e em plena expansão. O aumento da produção registrado neste ano reflete um cenário climático mais quente, ganhos de competitividade do PIM e uma demanda aquecida em todo o país”, afirma André Ricardo Costa, coordenador de Indicadores do CIEAM.

Confiança acima da média nacional

O PEA também apresentou os resultados da 7ª edição da ICEI-AM (Enquete de Confiança da Indústria). O índice amazonense alcançou 53,81 pontos, permanecendo na zona de confiança e superando a média nacional, que caiu para 47,3 pontos, patamar considerado pessimista.

Para Costa, o resultado reforça o otimismo local. “O industrial amazonense mantém uma postura confiante, mesmo diante de um cenário econômico desafiador no Brasil e no mundo. Pesam positivamente fatores como os benefícios da reforma tributária para a Zona Franca de Manaus, que já atrai novos investimentos, e o bom momento do emprego e da renda no país, que sustentam o consumo de bens duráveis fabricados no PIM”, conclui.

Sobre o PEA

O Painel Econômico do Amazonas é uma análise da conjuntura econômica do Amazonas elaborada mensalmente pelo CIEAM com base em informações públicas de instituições como IBGE, Suframa, ComexStat e Abraciclo, além de utilizar dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego. O principal dado disponível para análise é o IBCR-AM, número-índice publicado mensalmente pelo Banco Central como versão regionalizada do IBC-Br, a estimativa mensal do PIB brasileiro. O Banco Central compõe o IBCR-AM pelos resultados das pesquisas mensais efetuadas pelo IBGE, incluindo os principais setores da economia: Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária.

Sobre o CIEAM

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade empresarial com personalidade jurídica, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM).  Implementada pelo governo federal em 1967, com o objetivo de viabilizar uma base econômica no Amazonas e promover melhor integração produtiva e social entre todas as regiões do Brasil, a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional bem-sucedido que devolve aos cofres públicos mais da metade da riqueza que produz. Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O estado do Amazonas tem 546 mil empregos, dos quais 130 mil são diretos do PIM e garantem a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Encerrou 2024 com um faturamento de R$ 204 bilhões.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
BlueSky    Canal no WhatsApp    X   
Facebook    Instagram
ManausOnline.com
Copyright © 1996-2025