Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Agricultores familiares recebem máquinas e equipamentos para impulsionar produção orgânica e agroecológica no Amazonas

Mais de 70 itens foram distribuídos pelo projeto Agroecologia em Rede, do IPÊ

Por Dirce Quintino,
quinta-feira, 30 de outubro de 2025
 
 
 

Agricultores familiares recebem máquinas e equipamentos para impulsionar produção orgânica e agroecológica no Amazonas
Associação Renascer do Careiro da Várzea / Foto: © Divulgação

Com o objetivo de ampliar a infraestrutura para boas práticas e aumentar a produtividade de suas propriedades, agricultores familiares apoiados pelo projeto Agroecologia em Rede, receberam na última semana equipamentos e máquinas agrícolas. A escolha dos equipamentos foi feita pelos próprios agricultores, ainda na fase de escrita do projeto realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com parceria da Rede Maniva de Agroecologia e financiado pelo Fundo Amazônia.

Nessa etapa do projeto foram repassados mais de 70 equipamentos essenciais para o fortalecimento da produção agroecológica e para o dia a dia no campo, incluindo motocultivadores, motopodas, triciclos e até notebooks e data show. Esses equipamentos representam um avanço significativo na infraestrutura disponível aos agricultores, contribuindo tanto para o aumento da eficiência no manejo da terra e das lavouras quanto para a modernização das práticas de gestão e comunicação. 

“Com esses equipamentos, esperamos que os agricultores possam trabalhar com mais segurança e otimizar o tempo dedicado às atividades no campo. Garantir melhores condições de trabalho para quem produz alimentos saudáveis é fundamental para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento das propriedades e a consolidação da agroecologia”, afirma o coordenador do projeto Agroecologia em Rede, Ramom Morato.

Os beneficiários participaram de um treinamento específico, voltado para a segurança no trabalho e correta utilização e manutenção dessas máquinas e ferramentas, garantindo o uso seguro, responsável e sustentável dos equipamentos. Até essa fase, os equipamentos foram repassados para seis associações aglutinadas que compõem o projeto: Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas – APOAM, Associação dos Agricultores da Comunidade São Francisco de Assis – AACSFA, Associação de Produtores Orgânicos de Iranduba – APOI, Associação dos Criadores de Abelhas do Amazonas – ACAM, Associação de Produtores Orgânicos Renascer do Careiro da Várzea – ASPRORCAV e Associação Maniva de Certificação Participativa - OPAC Maniva.

Com a aquisição dos equipamentos, atividades como o preparo do solo que levariam cerca de oito horas de trabalho reduzem para uma hora. De acordo com a presidente da Associação dos Agricultores da Comunidade São Francisco de Assis – AACSFA, Etelvina Mota, os equipamentos representam uma inovação para os agricultores. “Este projeto chega para impulsionar o desenvolvimento de nossa produção agroecológica e orgânica no município de Rio Preto da Eva, no Amazonas. A chegada desses equipamentos permitirá o aumento da nossa produção e, também, a substituição do trabalho manual pesado, como o uso da enxada e do machado, por máquinas”, afirmou a presidente.

O apoio do projeto também chegou às duas feiras agroecológicas e orgânicas de Manaus. As feiras da APOAM e da REMA receberam climatizadores evaporativos que irão garantir conforto térmico essencial, para melhorar tanto a qualidade da experiência do público consumidor quando dos agricultores que expõem seus produtos.

Sobre o projeto Agroecologia em Rede

O projeto Agroecologia em Rede trabalha por meio de assessoria e capacitação, visando fortalecer as organizações locais, com a estruturação das unidades de produção, certificação orgânica e apoio à comercialização para a melhoria da qualidade de vida de agricultores familiares e a conservação da biodiversidade. 

O projeto atua em nove municípios do Amazonas: Manaus, Apuí, Iranduba, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Borba, Manicoré, Urucurituba e Tefé. Com o projeto, a estimativa é impactar a conservação de 12,5 milhões de hectares de floresta, em uma Unidade de Conservação Estadual e cinco Assentamentos Rurais. O projeto Agroecologia em Rede é realizado pelo IPÊ, tem parceria com a Rede Maniva de Agroecologia (Rema) e conta com financiamento do Fundo Amazônia/BNDES.  

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
BlueSky    Canal no WhatsApp    X   
Facebook    Instagram
ManausOnline.com
Copyright © 1996-2025