Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Manaus recebe operação de fintech de crédito para PMEs da Zona Franca

A atuação da empresa será a oferta de crédito para pequenas e médias empresas

Por Liliane Scaratti, Engenharia de Comunicação
quinta-feira, 6 de novembro de 2025
 
 
 

Manaus recebe operação de fintech de crédito para PMEs da Zona Franca
Gabriel Souza, CEO da M3 Lending / Foto: © Divulgação / M3 Lending

A M3 Lending, fintech Peer-to-Peer (P2P) fundada em Belo Horizonte (MG), está ampliando sua atuação nas regiões Norte e Sul do Brasil. As cidades escolhidas desta vez foram Blumenau (SC) e Manaus (AM).

A escolha não foi por acaso — as duas cidades se destacam como importantes polos econômicos. A catarinense, por exemplo, está no Vale do Itajaí, motor da economia do estado. Pequenas e médias empresas nas áreas têxtil, de manufatura e tecnológica se destacam por lá. Já na capital do Amazonas está a Zona Franca de Manaus, uma das mais importantes regiões industriais do país, que neste ano tem registrado crescimento de 10% no faturamento, segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A atuação da empresa nessas localidades será a oferta de crédito para pequenas e médias empresas, além da busca por investidores. De acordo com o CEO da M3 Lending, Gabriel Sousa, a meta é dobrar a base de investidores - pessoas físicas - em sua plataforma, chegando a 5 mil.

Sousa explica que, no lugar de correspondentes nas localidades onde deseja expandir, a fintech trabalha com o conceito de parceiros locais. “Esse nosso crescimento tem sido pautado pela existência de bons parceiros, que são profissionais experientes, conceituados em suas regiões, garantindo um padrão de atendimento e excelência — ao contrário de correspondentes, que nem sempre oferecem a mesma qualidade”, avalia o CEO.

A ampliação de pontos de atendimento da M3 faz parte da sua estratégia de crescimento, que pretende chegar a pelo menos dez novos municípios nos próximos seis meses. Nos últimos cinco anos, a fintech já consolidou operações em 25 unidades da federação e segue mirando também o Centro-Oeste e o Sudeste para fortalecer ainda mais sua presença nacional.

COMO FUNCIONA

Na modalidade de atuação da M3 Lending, a P2P, crédito e aportes são feitos sem intermediação de bancos. As duas pontas — quem precisa de crédito e quem tem recursos para investir — são conectadas por meio das tecnologias digitais. No caso da M3 Lending, a plataforma foca justamente em pequenas e médias empresas em busca de capital.

A expansão atual para polos no Norte e no Sul do país contribui para a descentralização do crédito, para além do eixo Rio-São Paulo. “Enquanto os bancos convencionais concentram operações nos grandes e tradicionais centros, nosso negócio foca em pequenas e médias empresas em regiões menos atendidas, oferecendo acesso ao crédito e investimentos via tecnologia”, observa Souza.

O processo de oferta de recursos e obtenção de aportes é 100% digital, incluindo o uso de inteligência artificial, e sem exigências burocráticas, o que diminui custos. Desse modo, as pequenas e médias empresas tomadoras de crédito conseguem financiamento a taxas de juros quase um quarto (22%) menores que as do sistema financeiro convencional.

Para quem aporta recursos, a rentabilidade é de quase 3% ao mês (2,8%), em média (podendo haver variações, a depender da situação). “A remuneração é imediata: ocorre assim que a empresa tomadora de empréstimo começa a pagar seu financiamento”, sublinha Sousa. Outra vantagem: não é preciso ser rico para investir. “Com apenas R$ 250, qualquer pessoa pode se tornar um investidor na plataforma”, acrescenta o CEO.

A M3 Lending iniciou as operações em 2020. Já no ano seguinte, recebeu aportes da Raja Ventures. Em 2022, veio a expansão geográfica, de Minas Gerais para outras regiões do país. O crescimento foi acelerado a partir de 2023, até que, em 2024, a fintech dobrou sua carteira de crédito e estabeleceu a meta de, em cinco anos (até 2029), transacionar R$ 600 milhões.

Confira como funciona a modalidade P2P da M3 Lending:

Para empresas que desejam tomar crédito: elas enviam todas as informações necessárias à M3 Lending (via aplicativo); o comitê de crédito da fintech avalia; aprovando, define a taxa; via aplicativo, capta investidores interessados naquele financiamento; com os aportes realizados, tem-se início à concessão de crédito.

Para investidores: pelo aplicativo, eles escolhem as oportunidades de investimento disponíveis e, feita a escolha, assim que a empresa tem o crédito aprovado e começa o pagamento das parcelas, os investidores começam a ser remunerados.

Pelo site e aplicativo, as empresas podem fazer simulações de crédito. A partir de informações como valor do empréstimo e prazo de pagamento, a calculadora online sinaliza o valor de cada parcela e a taxa de juros básica.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
BlueSky    Canal no WhatsApp    X   
Facebook    Instagram
ManausOnline.com
Copyright © 1996-2025