Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


SENAI e BYD vão capacitar comunidades distantes no Amazonas em energia limpa

O projeto irá capacitar 320 alunos, distribuídos em 16 turmas ao longo de 2026

Por Sistema FIEAM,
sábado, 19 de dezembro de 2026
 
 
 

SENAI e BYD vão capacitar comunidades distantes no Amazonas em energia limpa
SENAI e BYD vão capacitar comunidades no Amazonas / Foto: © Divulgação / FIEAM

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (SENAI-AM) anunciou hoje (18), a bordo do Barco-Escola Samaúma II, a consolidação de parceria pioneira com a empresa BYD, para realização do projeto Manaós Solar 4.0, iniciativa voltada à capacitação profissional em sistemas de energia solar fotovoltaica e tecnologias da Indústria 4.0 de comunidades ribeirinhas do interior do estado. A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes institucionais e da empresa parceira.

O projeto irá capacitar 320 alunos, distribuídos em 16 turmas ao longo de 2026, fora da região metropolitana de Manaus. As aulas serão ministradas de forma itinerante, utilizando a estrutura do Barco-Escola SENAI Samaúma II, que levará formação técnica a regiões de difícil acesso.

Durante a solenidade de abertura, o diretor regional do SENAI Amazonas, Rogério Pereira, reforçou que a energia é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e educacional da Amazônia. Ele também destacou a trajetória do Barco-Escola Samaúma, que desde 1979 já formou mais de 70 mil pessoas em mais de 65 municípios da região. “Levar educação técnica e energia limpa às comunidades isoladas é transformar vidas e preparar o futuro da Amazônia”, concluiu.

Para o consultor de negócios do SENAI-AM, Silvio Rapozo, a iniciativa vai além da capacitação técnica, ao estimular o empreendedorismo local e a geração de novos negócios. “Esse projeto é voltado para os ribeirinhos que querem empreender, montar o seu próprio negócio e colocar esse conhecimento em prática para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou, ressaltando ainda a preocupação social e o legado que a ação deve deixar para a criação de futuras parcerias e novos projetos na região.

O gerente de P&D da BYD Brasil, Rodrigo Garcia, explicou que o projeto recebe investimento superior a R$ 1,1 milhão em pesquisa, desenvolvimento e inovação, e destacou o impacto social da iniciativa. “A energia solar, especialmente em áreas isoladas, é um instrumento de autonomia, geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Quando aliamos essa tecnologia à educação, ampliamos oportunidades e fortalecemos a economia regional”, pontuou.

Já o Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação e Responsável Técnico Industrial da BYD, Wilson Kerdy, enfatiza que além da capacitação, o projeto prevê suporte técnico contínuo, conectando os alunos aos kits fotovoltaicos produzidos pela empresa. “Formar novos profissionais cria braços para levar uma realidade que hoje não existe nesses interiores: tecnologia de ponta aliada à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente”, ressaltou.

O secretário executivo adjunto de Energia, Mineração e Gás da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Marco Antônio Vilela, destacou a importância da iniciativa para a política energética do Amazonas. Segundo ele, ainda existem cerca de 180 mil pessoas no estado sem acesso à energia elétrica, o que reforça a necessidade de projetos que unam tecnologia, capacitação profissional e sustentabilidade. “Não adianta levar equipamentos ao interior sem preparar pessoas para operá-los. Esse projeto resolve as duas pontas: energia e formação”, afirmou.

Samaúma leva a formação
Kerdy ainda afirma que o Barco-Escola Samaúma é fundamental para viabilizar o alcance do projeto às regiões mais distantes da Amazônia. “Só dá para chegar a esses lugares via marítimo, e a embarcação Samaúma tem toda a estrutura necessária para levar conhecimento e tecnologia até essas comunidades ribeirinhas”, afirmou, destacando que a parceria com o SENAI permite utilizar essa estrutura para conectar a BYD aos municípios do interior e garantir a efetividade da capacitação.

O gerente de projetos estratégicos sênior do CITS, Alberjan Pinto, o Manaós Solar 4.0 deixa um legado duradouro ao levar o centro de treinamento até as comunidades. “Muitos ribeirinhos não têm condições de estudar na capital. Aqui, o conhecimento vai até eles, promovendo inclusão produtiva e desenvolvimento regional”, afirmou.

O projeto
O Projeto Manaós Solar 4.0 terá início em Coari, com a capacitação de alunos na instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaica e inversores de frequência, ampliando as oportunidades de formação em energia renovável para comunidades ribeirinhas do Amazonas. E reafirma o compromisso do SENAI Amazonas e de seus parceiros com a educação profissional, a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável, promovendo inclusão social e novas oportunidades para populações ribeirinhas do estado.

As inscrições para o projeto ocorrerão diretamente nos municípios que receberão as turmas, em parceria com as prefeituras locais. A divulgação das vagas será feita pelas administrações municipais, que ficarão responsáveis por mobilizar os interessados e realizar a pré-seleção dos candidatos, conforme os requisitos mínimos estabelecidos pelo SENAI. O modelo descentralizado garante que as oportunidades cheguem de forma acessível às comunidades ribeirinhas e facilita a participação de moradores do interior do estado.

Também estiveram presentes na solenidade o diretor da BYD, Johnny Jiang, o diretor técnico do SENAI, Rafael Lobo e o coordenador da comissão CIEAM de comércio exterior, Celiomar Gomes.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
BlueSky    Canal no WhatsApp    X   
Facebook    Instagram
ManausOnline.com
Copyright © 1996-2025