Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Grupo de acesso A levou sonhos, resistência e identidade amazônica ao Sambódromo

Nove escolas levaram à avenida um espetáculo de emoção, ancestralidade e transformação social

Por Secretaria de Estado Cultura e Economia Criativa,
sábado, 14 de fevereiro de 2026
 
 
 

Grupo de acesso A levou sonhos, resistência e identidade amazônica ao Sambódromo
Mocidade Ind. Coroado / Foto: © Gabi Vitim/SEC

Na sexta-feira (13/02), o Sambódromo recebeu as agremiações do Grupo de Acesso A do Carnaval na Floresta 2026. A segunda noite de desfiles reuniu nove escolas que transformaram a avenida em um grande palco de magia, resistência cultural, memória e celebração da identidade amazônica.  O evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com enredos que passearam pelo universo dos sonhos, pelo patrimônio cultural brasileiro, pela força feminina e pelas utopias que se tornaram realidade, o Acesso A reafirmou a potência criativa das comunidades e a força do samba feito no coração da floresta.

Abrindo a noite, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões do Barão Açu apresentou o enredo “O Mundo Mágico dos Sonhos”, convidando o público a mergulhar em uma narrativa lúdica sobre magia e imaginação. Para a porta-bandeira Mirella Azevedo, o desfile representou uma conquista pessoal e coletiva.

“O Carnaval de 2026, para mim, significa superação e evolução. Acho que é o ano em que eu mais tive experiências para levar o melhor de mim para a avenida. Tenho a honra de carregar o pavilhão. Isso significa levar uma história, e eu levo a representatividade de diversas porta-bandeiras que carrego no coração para a comunidade”, Afirmou Mirella.

Força do boi-bumbá

Na sequência, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império levou à avenida “Corre Campo: Boi Resistência, da Arte e do Povo – Patrimônio Cultural do Brasil”, exaltando a força do boi-bumbá como expressão artística e símbolo de resistência popular. O diretor de Carnaval da escola, Naian Nascimento, destacou a importância do diálogo entre as duas manifestações culturais.

“Essa mistura de Carnaval com boi-bumbá, além de ser a junção de uma cultura gigantesca, foi um desafio porque hoje nós apresentamos o boi-bumbá dentro do samba-enredo. Então, é prazeroso. A cultura só tem a ganhar com a união do Dragões do Império com o Corre Campo”, destacou o diretor de Carnaval.

Homemangem

Celebrando uma década de trajetória, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor do Norte apresentou o enredo “Paneiro: 10 anos iluminando a cultura da Amazônia”, destacando a valorização das tradições regionais e o protagonismo cultural da floresta. A proposta foi levar para a avenida a força da comunicação amazônica e a conexão entre cultura e comunidade. A rainha de bateria da escola, Marcella Maciel, ressaltou a importância de dividir esse momento com o público.

“Hoje a gente trouxe um Carnaval falando sobre a Rede Amazônica e sobre o programa de televisão Paneiro. Trazer esse enredo para a comunidade é muito divertido, porque eles se identificam e abraçam a ideia junto com a gente”, disse Marcela.

História do Educandos

O A Escola de Samba Acadêmicos da Cidade Alta apostou no enredo “A Transformação: da Degradação à Dignidade, o Sonho se Tornou Realidade e, no Raiar de um Novo Dia, Cidade Alta Explode de Alegria!”, traduzindo a história recente do Educandos e destacando ações que impactaram diretamente o cotidiano dos moradores. Para a rainha de bateria Anne Medeiros, o desfile deste ano representou a realização de um sonho de infância.

“Estar à frente da bateria no meu primeiro ano é uma experiência única, um sonho que eu carrego desde criança. Eu ficava na frente da televisão assistindo aos desfiles e imaginando como seria viver esse momento. Hoje eu estou realizando esse sonho, e é uma emoção muito grande”, destacou Anne Medeiros.

Potência da mulher do interior

Já o Grêmio Recreativo Social, Cultural e Filantrópico Escola de Samba Mocidade Independente do Coroado levou para a avenida o enredo “Lá de Eirunepé vem o brilho e a força da mulher”, exaltando a potência feminina do interior do Amazonas e a importância da mulher na construção cultural e social do estado. Com mais de 10 anos dançando juntos, os irmãos Thayssa Nunes e Enzo Anjos representaram sintonia e parceria à frente do primeiro casal da escola.
A primeira porta-bandeira Thayssa Nunes destacou a confiança da agremiação e a emoção de defender um enredo com protagonismo feminino.

“É um sentimento inexplicável, porque é sinal de que a escola confia na gente, confia no nosso trabalho. Este ano a gente vem falando sobre o município, mas principalmente sobre uma mulher, Áurea Maria, prefeita de Eirunepé. Falar sobre ela é algo muito emocionante, muito incrível”, disse Tayssa Nunes.

Já o 1º mestre-sala Enzo Anjos ressaltou a conexão construída ao longo da trajetória dos dois na avenida. “São 10 anos trabalhando juntos, com conexão, sincronismo e harmonia. Trabalhar com a Thayssa é muito especial por causa da garra que ela tem, da dedicação e do esforço”, ressaltou.

Transformação por meio da educação

Com o enredo “De Pescador a Doutor Paulo Lima – A Utopia que se Tornou Realidade”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição Leste apresentou uma narrativa inspiradora sobre superação e transformação por meio da educação, onde a simplicidade da vida à beira d’água encontrou a grandiosidade da conquista acadêmica. Para o mestre de bateria Vinícius Salomão, assumir um novo desafio também fez parte dessa trajetória de superação.

“Vir para uma escola nova é um desafio, mas graças a Deus conseguimos superar todos os obstáculos e percalços que existem no caminho de uma bateria. O trabalho está pronto e confiamos que fizemos um grande desfile”, disse Vinicius Salomão.

Datas, festas e tradições

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Havaí convidou o público a celebrar o tempo no enredo “De Janeiro a Janeiro, um brinde ao calendário brasileiro!”, transformando datas, festas e tradições em um grande espetáculo visual. A 1ª porta-bandeira Luana Souza viveu um momento especial em sua trajetória no Carnaval de Manaus.

“Este é o meu primeiro ano como primeira porta-bandeira no Carnaval de Manaus e está sendo uma experiência incrível. A cada ano a gente aprende mais, e eu estou muito feliz com o convite da escola. O enredo é super interessante, tem muito a mostrar, e nós ensaiamos bastante para isso”, ressaltou.

Figuras ancestrais

Já o Grêmio Recreativo Escola de Samba Meninos Levados mergulhou na ancestralidade com o enredo “Anunnaki – Senhores da Origem, Guardiões do Saber e da Transformação”, explorando figuras ancestrais ligadas à origem, ao conhecimento e à transformação da humanidade. A rainha de bateria Josiane Valle celebrou uma década de Carnaval vivendo uma nova fase pessoal.

“Estou completando meu décimo Carnaval e é como se fosse o primeiro. Depois da maternidade, pisar na avenida tem um significado ainda mais especial. São dez anos, mas a emoção é sempre de começo”, contou Josiane Valle.

Riqueza cultural e natural

Encerrando a noite, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso apresentou o enredo “Uma Magnífica Viagem ao Rio Negro”, inspirado na expedição do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira pela região. A escola levou à avenida a riqueza cultural e natural das cidades banhadas pelo rio, culminando no simbólico Encontro das Águas. A rainha de bateria Kerolayne Mayara destacou a responsabilidade de fechar os desfiles.

“A responsabilidade é muito grande, porque é uma escola tradicional. Entramos com a missão de fazer um grande desfile e encerrar a noite em grande estilo. Foi algo muito incrível”, afirmou Kerolayne Mayara.

Neste sábado (14/02), a partir das 20h, será a vez das oito escolas do Grupo Especial disputarem o título do Carnaval de Manaus 2026.

Ordem de apresentação
Grupo Especial – 14/02
20h – Presidente Vargas

21h20 – Andanças de Ciganos

22h40 – A Grande Família
0h – Reino Unido da Liberdade

1h20 – Aparecida

2h40 – Vila da Barra

4h – Vitória Régia

5h20 – Unidos do Alvorada

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
BlueSky    Canal no WhatsApp    X   
Facebook    Instagram
ManausOnline.com
Copyright © 1996-2026