Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Borba se prepara para receber a 1ª Feira de Artesanato Indígena, que acontece no dia 11 de abril

A ideia é potencializar o empreendedorismo indígena no município.

Por Alessandra Vieira, Aváris Comunicação e Evento
segunda-feira, 30 de março de 2026
 
 
 

Borba se prepara para receber a 1ª Feira de Artesanato Indígena, que acontece no dia 11 de abril
1ª Feira de Artesanato Indígena / Foto: © Divulgação

O município de Borba sediará, pela primeira vez, uma Feira de Artesanato Indígena que acontece no dia 11 de abril, com uma programação extensa que começa a partir das 8 da manhã. O local do evento será no Centro Social Dom José Afonso Ribeiro, localizado na rua Floriano Peixoto, s/n, ao lado da Basílica.

A ideia é potencializar o empreendedorismo indígena no município, com a formação de agentes culturais, para incentivar a comercialização de peças e artefatos produzidos pela comunidade indígena e não indígena.

Além da feira, o evento conta também com diversas apresentações e manifestações culturais e recreativas, e com a participação das comunidades indígenas Sapucaia, Jutaí, Piranha, Kwatá, Cunhã e Jandaíra.

Pois, segundo o IBGE, Borba, é o 11º município brasileiro em extensão territorial e a primeira vila do Amazonas a possuir uma vasta população indígena. Esse vasto território abriga dezenas de povos, principalmente das etnias Mura, Sateré Mawé e Munduruku. As aldeias de maior expressão são: Jutaí, Igarapé Grande, Café Amargo, Tupãna, Vivino, Areial, Forno, Vila Nova, São Pedro, Fé em Deus, Piranha, Cunhã, Sapucaia, Sapucainha, Meu Sonho, Tapaji, Correa, Caua, Sitemã, Arari, Terra Preta, Mamiá, Arú e Pajurá.

A feira beneficiará diretamente cerca de 30 expositores indígenas, além de dezenas de profissionais da cadeia produtiva como técnicos, músicos e, de forma indireta, vendedores ambulantes e todo comércio local. A longo prazo, a Feira também gera renda e possibilidades financeiras para dezenas de famílias indígenas, que sofrem com as dificuldades das mudanças climáticas, invasão de terras e políticas ineficientes.

Ainda de acordo com a organização, dentre as atividades oferecidas durante a feira estão: palestra sobre economia criativa e solidária; cadastro e recadastramento de artesãos; e emissão da carteira de artesão - uma parceria entre o Sebrae e a Secretaria Municipal de Interior e Assuntos Indígenas. Esse cadastro se estenderá por mais 2 dias.

“A realização de uma feira de artesanato indígena no município de Borba é algo inédito na cidade. Ela possibilita a valorização e preservação da cultura indígena no município e no Brasil. E a médio prazo, o projeto viabiliza uma plataforma de comércio permanente entre os povos locais e todo o Brasil”, explica Fidel Graça, um dos organizadores do evento.

“A devastação indiscriminada da floresta para pasto e o garimpo ilegal, infelizmente contribuem para o declínio da qualidade de vida desses povos. E nesse contexto, a feira de artesanato surge como uma solução para esses problemas, gerando renda e possibilitando melhorias sociais para os povos originários”, completa Fidel.

Dentre as atrações do evento, estão o coral da Basílica de Santo Antônio, sob direção de Otávio Di Borba, e a participação dos alunos da rede estadual de ensino.

Este é um projeto contemplado através do edital de chamamento público nº 11/2024 - Fomento à Execução de Ações Culturais de Proponentes Indígenas - da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à Cultura, do Ministério da Cultura. E tem ainda o apoio da Coordenadoria de Ensino Seduc de Borba, da Secretaria Municipal de Cultura de Borba, do Ponto de Cultura Lalu e da Funai.

Confira a programação

8h - Credenciamento

8h30 - Abertura - Fala das autoridades

9h00 - Palestra “Economia Criativa no Contexto do Interior”

15h - Coral de Santo Antônio

15h40 - Atração cultural Grupo Recordasamba

16h - Atração Cultural Grupo Gambá Camaleão

18h00 - Apresentação do grupo Life Dance Company

19h00 - Apresentação do grupo de dança Ciranda Império Borbense

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
BlueSky    Canal no WhatsApp    X   
Facebook    Instagram
ManausOnline.com
Copyright © 1996-2026