Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Saúde Itinerante da Prefeitura já atendeu mais de mil mulheres
Por Assessoria de Comunicação SEMSA,
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
 
 
 

Saúde Itinerante da Prefeitura já atendeu mais de mil mulheres
/

 

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, que atualmente estão atendendo nos bairros Colônia Terra Nova III, São José I e Cidade de Deus, zonas Norte e Leste, realizaram, apenas nos primeiros cinco dias de funcionamento, 734 exames e mais de 1 mil atendimentos, incluindo mamografia, ultrassonografia e preventivo (exames específicos para a prevenção de câncer de mama e de colo uterino), testes para detectar diabetes e hipertensão, e aplicação de vacinas. 
 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai manter duas unidades móveis em cada um dos três bairros até o dia 25 de janeiro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. No bairro Colônia Terra Nova, o atendimento acontece na praça Conjunto dos Passarinhos. No São José I, as unidades móveis estão estacionadas no Shopping Uai Manaus; e no bairro Cidade de Deus, na Reserva Ducke.
 
No Shopping Uai Manaus, além dos exames específicos, estão ocorrendo ações de imunização e exames para a verificação de hipertensão arterial e de glicemia capilar (diabetes).
 
A diretora do Departamento de Rede de Atenção da Semsa, enfermeira Aldeniza Araújo de Souza, explicou que para realizar os exames de mamografia e ultrassonografia, a paciente precisa apresentar encaminhamento médico das unidades básicas de saúde da rede municipal. Para as mulheres que não têm esse encaminhamento, a secretaria incluiu uma triagem médica no conjunto de ações das unidades móveis de atendimento à mulher. Caso atenda aos requisitos necessários, como a idade e o intervalo entre o último exame, a usuária recebe na hora o encaminhamento e pode ser atendida. Já para a coleta de preventivo do câncer de colo do útero, o agendamento é feito na própria unidade móvel.
 
“Essa metodologia será utilizada até o dia 25 de janeiro, mas com a criação do Programa Saúde Manaus Itinerante, a intenção é que as Unidades Móveis de Saúde da Mulher passem a trabalhar com demanda livre, já que teremos profissionais médicos também inseridos no trabalho e que poderão solicitar os exames durante a consulta realizada no local”, informa a diretora.
 
Após o dia 25 de janeiro, as unidades móveis de saúde da mulher, juntamente com as de assistência odontológica e as de assistência médico-laboratoriais, vão atender a população de forma integrada, dando prioridade para os chamados “vazios assistenciais”, áreas da cidade onde a oferta de serviços de atenção básica é reduzida, identificados principalmente nas zonas Leste, Norte e Oeste.
 
De acordo com Aldeniza Souza, as unidades de saúde serão organizadas de modo que a população tenha acesso em um mesmo local aos serviços de odontologia, de saúde da mulher e médico-laboratoriais, além das ações de imunização e de prevenção à hipertensão e ao diabetes.
 
“Com isso, vamos aumentar e facilitar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, bem como ao encaminhamento do paciente para outras especialidades médicas, caso haja necessidade”, conclui.
 
Horário ampliado
As oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Manaus que estão atuando em horário estendido (segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados das 7h às 17h) realizaram 410 atendimentos médicos em horário noturno apenas no primeiro dia de trabalho.
 
A expansão do horário de atendimento teve início na última segunda-feira (14) e as unidades de saúde envolvidas são: Dr. José Rayol dos Santos e UBS Morro da Liberdade (Distrito de Saúde Sul); a USA Sálvio Belota e a UBS Áugias Gadelha (Distrito de Saúde Norte); a USA Alfredo Campos e UBS Leonor Brilhante (Distrito de Saúde Leste); e UBS Leonor de Freitas e UBS Deodato de Miranda Leão (Distrito de Saúde Oeste).
 
Além dos 410 atendimentos médicos em clínica geral, ginecologia e pediatria, as unidades de saúde também realizaram outros 373 procedimentos, divididos entre atendimento de enfermagem, atendimento odontológico, pré-natal, planejamento familiar, preventivo, imunização, malária, hiperdia, farmácia, curativo, inalação, medicamento injetável e atendimento de suspeita de dengue.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019