Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Atividade de apoio educacional faz a diferença no cotidiano de crianças com deficiência
Por Andréa Brito,
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
 
 
 

Desenvolver a introdução à alfabetização e raciocínio lógico junto aos abrigados da Unidade de Acolhimento Institucional Moacyr Alves localizada na Rua Prof Léa Alencar, 1014, Alvorada I é uma das metas do Projeto “Aprender é bom demais”.
 
A ideia é juntamente com os estagiários de pedagogia realizar um trabalho psicopedagógico por meio de noções de leitura e produção de texto, raciocínio lógico matemático, leitura de livros didáticos e clássicos.
 
De acordo com a Psicopedagoga da instituição, Fabiana Lima, os trabalhos são realizados por meio de jogos e atividades lúdicas para as crianças e adolescentes estabelecerem uma comunicação com o mundo.
 
“A maioria das crianças têm a necessidade de estímulos no contra turno, ou seja, no horário que não estão na escola. Começamos no escuro, analisando quais seriam as deficiências e como seriam implantadas as atividades de acordo com as necessidades específicas de cada acolhido”, explicou a psicopedagoga.
 
Além do acompanhamento escolar dos que estão inseridos nas escolas, foi iniciado uma série de atividades lúdicas com aqueles que não frequentam a rede escolar por vários fatores e até mesmo decorrente de suas patologias.
 
“Musicoterapia, videoterapia, filmes, confecção de atividades (tempo, espaço, motricidade fina, noções de tempo e discriminação de cor, comunicação alternativa por imagem) são algumas das tarefas realizadas com o público que não pode frequentar as escolas”, reiterou Lima.
 
O apoio nas escolas também é realizado por meio de visitas nas escolas, síntese de avaliação, sugestões e adequações de atividades para cada acolhido.
 
A psicopedagogia trabalha a aprendizagem geral do ser humano e a parte patológica (dificuldades específicas de aprendizagem). Para 2013 espera-se realizar oficinas de teatro, inclusão das demais crianças na rede escolar, possibilitar a qualidade de vida na redução da agressividade das crianças, a diminuição da ansiedade e a melhoria do relacionamento interpessoal.
 
Ludoteca
 
 
 
A ludoteca é um espaço multidisciplinar no qual profissionais da área de psicopedagogia, fonoaudiologia e psicologia poderão atender os acolhidos, além de desenvolver a criatividade, funções cognitivas e socialização através do brincar.
 
“A criança se mostra e se expressa por meio do brinquedo e uma das funcionalidades do espaço é reunir informações, ou seja, um instrumento de avaliação para a instituição”, destacou Fabiana Lima.
 
A Ludoteca contará com o Cantinho da Beleza, Fantasias, Jogos Pedagógicos, Cantinho das Bonecas e dos Carros.
 
Aos interessados em colaborar com este espaço, o espaço ainda necessita de doação de jogos educativos, material pedagógico, tintas, pinceis para telas, folha A4, papel ofício, cola  e tesouras (destro e canhoto).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019