Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Saúde da Família chega aos ribeirinhos
Por Cláudia Barbosa, Assessoria de Comunicação SEMSA
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
 
 
 

Saúde da Família chega aos ribeirinhos
/

 

Os mais de 9 mil moradores da área fluvial de Manaus já podem contar com as equipes da Estratégia Saúde da Família, assim como acontece na zona urbana. Na quinta-feira, 17, o barco Catuiara saiu de Manaus levando médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que durante quatro dias vão atender mais de 3 mil pessoas em oito comunidades às margens do rio Amazonas. O embarque, o primeiro do ano, foi acompanhado pelo secretário Evandro Melo, que anunciou a decisão da Prefeitura de Manaus em construir mais dois barcos que serão integrados ao programa. Hoje os serviços contam apenas com o Barco Catuiara, operado em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA).
 
Segundo Evandro Melo, é determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto que todos tenham acesso à saúde, com um modelo resolutivo de atenção para a área rural, em parceira com agentes comunitários e, ainda, com programas de saúde direcionados aos diabéticos e hipertensos, por exemplo.
 
“Os ribeirinhos também têm que ter a estrutura da Estratégia Saúde da Família para que possam ter atendimento de qualidade. E vamos aliar o acolhimento nos barcos com os das Unidades Móveis de Saúde, que a partir de março estarão a postos na área fluvial, em cima de balsas, para que as mulheres possam fazer ultrassom e mamografia e a população em geral tenha atendimento, inclusive de oftalmologia e odontologia”, explicou o secretário.
 
Com a construção dos dois barcos novos, segundo Evandro Melo, a população ribeirinha poderá contar com maior assiduidade do serviço fluvial itinerante em suas comunidades.
 
“Hoje, os moradores do rio Amazonas e rio Negro contam com a visita de um único barco duas vezes por mês”. Com mais dois, a expectativa da Prefeitura é reduzir o tempo de espera por atendimento e levar para a área ribeirinha o mesmo padrão de assistência oferecido na capital. De acordo com o secretário, isto será possível porque as embarcações vão funcionar como se fossem uma Unidade Básica de Saúde da Família, a UBSF. As novas unidades serão construídas com recursos do Ministério da Saúde.
 
Ainda segundo o secretário, a meta é colocar o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) na zona rural ribeirinha, para trabalhar em parceria com ambulâncias fluviais. “Vamos integrar a atenção primária com a rede de urgência. Em casos de emergência, acionaremos o SAMU para que eles possam levar o paciente em estado grave para o hospital mais próximo”.
 
Exames e consultas especializadas
 
Outra novidade para a área rural de Manaus é que consultas e exames de média complexidade também poderão ser marcados diretamente da zona rural, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). A ideia, de acordo com o secretário Evandro Melo, é conectar via satélite todas as unidades de saúde da zona fluvial com o Sisreg. Ele explica que, caso uma mulher faça a mamografia e haja a necessidade de ser encaminhada para a Fundação Cecon, por exemplo, o Sisreg já marca a consulta para que ela inicie o tratamento. Além disso, a partir do barco poderão ser feitas consultas e exames à distância, por meio do programa estadual de Telessaúde.
 
“Estamos investindo e consideramos que os projetos de saúde somente dão certo quando são permanentes e não pontuais. Por isso, a Prefeitura está trabalhando para que todos tenham o direito à saúde de qualidade”, afirmou o secretário de Saúde.
 
Na próxima quarta-feira, dia 23, o barco Catuiara levará atendimento à população ribeirinha do Rio Negro. O barco tem uma equipe de três médicos, dois dentistas, quatro enfermeiros, três técnicos de enfermagem, três auxiliares de consultório de dentistas e bioquímico, com laboratório próprio, além de sala de vacinação e de cadastramento e distribuição do Programa Leite do Meu Filho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019