Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Estratégia saúde da família será unificada
Por Eurivânia Galúcio, Assessoria de Comunicação SEMSA
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
 
 
 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou a unificação das metodologias utilizadas no processo de Territorialização da Estratégia Saúde da Família (ESF). A intenção é ter uma visão exata dos espaços territoriais no município de Manaus para promover a expansão da assistência em saúde nos locais com maior necessidade dos serviços de Atenção Primária.
 
A Territorialização é um dos principais pressupostos da Estratégia Saúde da Família e tem a finalidade de demarcar os limites das áreas de atuação dos serviços de saúde. Pelo processo, são identificados o ambiente, a população e a dinâmica social nessas áreas, e definidas as relações das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) com os outros serviços de saúde para referência e contrarreferência, ou seja, o encaminhamento e acompanhamento de pacientes para serviços especializados ofertados nas áreas mais próximas do local do primeiro atendimento.
 
De acordo com o secretário municipal de saúde, Evandro Melo, a unificação do trabalho vai permitir que a Semsa identifique com mais precisão as necessidades de saúde em cada área geográfica e que, a partir dessas informações, possa tomar as medidas necessárias para atender a população, seja no caso da expansão da ESF ou da ampliação das ações de prevenção e promoção à saúde.
 
A gerente da ESF na Semsa, enfermeira Eliane Campos, explica que um dos primeiros passos do processo de unificação foi reunir todos os profissionais responsáveis pela Territorialização nos cinco Distritos de Saúde (Norte, Leste, Sul, Oeste e Fluvial) e identificar como cada um realiza o trabalho em sua área de abrangência. “Foi realizada uma oficina com todos os profissionais envolvidos no trabalho e identificamos a necessidade de todos trabalharem com a mesma metodologia, tanto a Atenção em Saúde quanto a Vigilância em Saúde, que trabalham com bases de dados diferenciadas”, informa Eliane Campos.
 
O passo seguinte será comparar a base de dados do setor Endemias com as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), verificando a compatibilidade e, com informações exatas, preparar a demarcação do território populacional do município de Manaus.
 
A Semsa também vai realizar uma capacitação dos profissionais para a utilização do  software ArcGIS (Sistemas de Informações Geográficas). “A Atenção e a Vigilância em Saúde vinham trabalhando com softwares diferentes, o que resultava em algumas informações incompatíveis. Com a unificação do processo, tanto a Vigilância quanto a Atenção irão passar a trabalhar com a uma mesma base territorial e o mesmo perfil epidemiológico em cada área”, explica Eliane Campos.
 
A Capacitação para o Software ArcGIS vai acontecer no período de 04 a 08 de fevereiro, tendo como público alvo profissionais dos Distritos de Saúde e do Departamento de Atenção Primária.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019