Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Laboratório Central do Estado recebe certificação “Excelente”, do Programa Nacional de Controle de Qualidade
Por Três Comunicação,
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
 
 
 

 

O Laboratório Central (Lacen), do Governo do Amazonas, recebeu da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o certificado de desempenho Excelente, relativo à avaliação anual de 2012. A certificação, emitida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade da SBAC, avaliou 13 especialidades do laboratório, incluindo procedimentos de Bioquímica Básica, Hematologia Avançada, Imunologia Avançada, Microbiologia Básica Automatizada e Parasitologia Básica. “É o quarto ano consecutivo que o Lacen recebe o grau máximo de avaliação no PNCQ”, frisou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.
 
Com quase 40 anos de existência, o Lacen integra a estrutura da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e oferece inúmeros serviços especializados. Entre eles destacam-se a sorologia de diagnósticos – Hepatites A, B, C e D, HIV, Hantavirose, Doenças de Chagas, Leishimaniose Visceral, Arboviroses (como Dengue e Febre Amarela); a confirmação de diagnóstico da Turbeculose, com isolamento de cepas; e a realização de teste resistência aos medicamentos.
 
Segundo a diretora do Lacen, Tirza Mattos, o laboratório realiza o monitoramento contínuo da circulação dos vírus que determinam as infecções respiratórias agudas e hospitalares, é responsável pela realização de exames relacionados à contaminação de produtos para consumo humano e da água.
 
“O Lacen também tem o papel primordial de acompanhar o controle de qualidade dos exames realizados por outras unidades da rede pública, contribuindo com a capacitação técnica de recursos humanos, nessas unidades, sempre que for necessário. Com a certificação, o Lacen garante a qualidade no serviço, além de se igualar a outros laboratórios de referência nacional”, avalia Tirza.
 
O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, diz que o Lacen foi inscrito no PNCQ, em 2008. “Desde lá tem colhido bons frutos, procurando qualificar cada vez mais seus procedimentos para garantir a excelência na prestação de serviço à sociedade amazonense. O resultado positivo é oriundo do trabalho em equipe dos profissionais que dedicam seus esforços diariamente para a promoção da qualidade da saúde”, salientou.
 
Ainda nesse primeiro trimestre do ano, o Lacen recebe a certificação do Ministério da Saúde (MS) para o monitoramento da rede analítica de resistência aos medicamentos. Com a certificação, a unidade do Governo do Amazonas passa a ser referência na região Norte.  
 
Localizado na rua Emílio Moreira, nº. 528, bairro Praça 14 de Janeiro, o Lacen funciona de 8h às 12h e 14h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.
 
SOBRE PNCQ – O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) é uma empresa técnico-científica, provedora de ensaios de proficiência para Laboratórios Clínicos e Bancos de Sangue, que auxilia e oferece opções para o aprimoramento da qualidade destas instituições, colocando a sua disposição um grupo de assessores científicos com conhecimentos especializados em várias áreas do Laboratório Clínico.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019