Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Mais de 200 banhistas invadem praia interditada, no Carnaval
Por Cláudia do Valle, Semcom
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
 
 
 

Durante o feriado de Carnaval (de sábado, 9, até a quarta-feira, 13) a Comissão de Gerenciamento e Fiscalização do Parque Cultural Esporte e Lazer Ponta Negra retirou da praia interditada 221 pessoas. A praia perene, que foi construída no ano passado, teve sua interdição pedida pelo Ministério Público Estadual (MPE-AM) e está fechada desde o dia 21 de novembro de 2012, por questões de segurança.
 
Mesmo com cerquite e placas de aviso de proibida a entrada, mais de 200 pessoas invadiram o espaço, tendo que ser retiradas por membros da comissão, com apoio da Guarda Civil Metropolitana e PM, que ficam 24 horas se revezando no local.
 
 “As pessoas insistem em violar a interdição e tomar banho no rio”, explica Mafran Evangelista, presidente da comissão. A maior incidência nesse período foi à tarde, mas ocorreram invasões durante a madrugada. “A ordem é orientar quanto à proibição e retirar a pessoa do local”, diz Evangelista. Outras medidas estão sendo estudadas para impedir o acesso ao local, enquanto sua interdição continuar, como reforçar os cerquites e até instalar tapumes.
 
TAC Ponta Negra
No próximo dia 18 haverá uma nova reunião no MPE-AM para tratar do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Ponta Negra, para que a praia perene, hoje com 600 metros de extensão, tenha infraestrutura de segurança e atendimento ao público para ser aberta à população. Nessa reunião deverá ser apresentado o documento que os órgãos envolvidos, como Prefeitura de Manaus (Seminf e Implurb), Governo do Estado (PM, Corpo de Bombeiros), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e MPE, vão assinar, garantindo o cumprimento de todas as cláusulas do termo.
 
A expectativa é que a área praiana seja reaberta ao uso até março, com acesso de volta ao rio, pelo balneário. A cota de segurança para uso do balneário será quando o rio Negro atingir 17 metros. Essa já é uma cláusula do TAC.
 
Interditada
Desde novembro do ano passado, a praia perene foi interditada aos banhistas, por recomendação do MPE, após o registro de 16 mortes por afogamento e com como base um laudo técnico da CPRM, que identificou a existência de buracos em vários trechos do balneário, na área onde foi feita a praia perene.

Para sua abertura, o Parque Ponta Negra terá ainda um Plano de Gerenciamento, com normas de uso, conduta, proibições, direitos e deveres dos entes envolvidos e dos cidadãos também. Um ponto de consenso é que na praia não deverá ser mais permitida a venda de bebidas alcoólicas.

O presidente do Implurb, Roberto Moita, defende firmemente que a praia funcione para banho até o pôr-do-Sol, às 18h. “Temos um rio de águas escuras e não é possível a Prefeitura gerenciar o balneário, com salva-vidas, 24h, o que seria extremamente oneroso”.

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019