Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Prefeitura vai ampliar assistência a autistas
Por Eurivânia Galúcio, Semsa
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
 
 
 

 

A Prefeitura de Manaus está preparando a integração dos serviços de Saúde e Assistência Social para oferecer atenção multiprofissional às pessoas com autismo. Uma das primeiras ações será reforçar o atendimento aos autistas através do Centro Municipal de Atenção Integrada ao Autismo, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
 
O objetivo da integração das ações é fazer com que o Centro de Atenção Integrada, localizada no bairro Alvorada II, zona Oeste, ofereça serviços que possam atender as necessidades da população desta condição da forma mais completa possível. O trabalho contemplará atendimentos com profissionais como psicopedagogo, fonoaudiólogo, psiquiatra, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, neurologista, psicólogo, educador físico, terapeuta ocupacional, professor de música, pediatra, odontólogos e assistente social.
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, a parceria entre a Semsa e a Semasdh é uma forma de facilitar a oferta de serviços e de oferecer um atendimento mais completo e eficiente. “O trabalho conjunto permite que se possa oferecer aos autistas um atendimento integral e que se otimize os serviços das áreas da saúde e assistência social”, ressalta Evandro Melo.
 
O espaço do Centro de Referência também conta com quadra poliesportiva, piscina e consultório odontológico. A Semsa e a Semasdh já estão trabalhando para montar o quadro dos profissionais que irão atuar no serviço.
 
Além do levantamento do quadro de Recursos Humanos, a Semsa e a Semasdh também irão visitar outras instituições que já trabalham com os autistas no município de Manaus, como organizações não governamentais (ONG’s). A ideia é entender como os serviços são executados e verificar como aproveitar as melhores experiências. A partir daí, será dado início a um processo de qualificação e treinamento do quadro de funcionários.
 
A Semsa, através de agentes comunitários de saúde, pretende ainda fazer o levantamento de casos suspeitos de autismo entre a população, buscando o diagnóstico correto e encaminhamento para os serviços adequados.
 
A instituição vai atender crianças autistas na faixa etária de 14 meses a 14 anos de idade.
 
 
CAPSi
 A Semsa também realiza atendimento para autistas através do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), localizado na zona Leste de Manaus, que foi inaugurado em abril de 2012 com o objetivo de atender crianças e adolescentes, até 16 anos, com transtornos mentais graves e persistentes, ou com histórico de uso de álcool e outras drogas, e, no caso dos autistas, pessoas com transtorno de desenvolvimento.
 
Atualmente, o serviço tem 600 crianças e adolescentes cadastrados. De acordo com a diretora do CAPSi, Elivandra Mendes, a maior parte do público atendido é formada por pessoas autistas e pessoas que sofrem com esquizofrenia, depressão, déficit de atenção ou hiperatividade.
 
O CAPSi oferece atendimento com médico, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, educador físico e farmacêutico. “Cada pessoa apresenta uma demanda diferente e por isso o acompanhamento é feito de acordo com a necessidade que cada uma apresenta”, explica Elivandra Mendes.
 
O atendimento pelo CAPSi é feito através de demanda espontânea ou de encaminhamento pela rede ampliada de assistência, incluindo os serviços de saúde, de serviço social ou de justiça. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019