Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Ministério da Saúde promove Seminário Norte de Humanização, em Manaus
Por Três Comunicação,
segunda-feira, 18 de março de 2013
 
 
 

 

Atividade, que tem o apoio da Susam e da Semsa, reúne trabalhadores, gestores e usuários do SUS dos sete estados da região
 
Quase 150 profissionais de saúde de todos os Estados da região Norte estarão reunidos em Manaus, na quarta e quinta-feiras (20 e 21), para participar do Seminário Norte de Humanização. Realizado pelo Ministério da Saúde, como parte da Política Nacional de Humanização do SUS, o evento tem o apoio das Secretarias de Estado e Municipal de Saúde (Susam e Semsa) e acontecerá no Hotel Taj Mahal, a partir das 9h. O seminário vai contar com representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde,  trabalhadores, movimentos sociais, usuários do SUS, apoiadores das redes temáticas e estudantes.
 
O Ministério da Saúde destaca que o evento é importante para fortalecer a humanização nos serviços de saúde da região Norte, bem como dar oportunidade para que os usuários e movimentos sociais participem das discussões em saúde.
 
 A programação do seminário conta com uma mesa de debates e rodas de conversa em torno de quatro diferentes temas: formação, produção de redes, áreas estratégicas e participação cidadã em saúde. O evento faz parte de uma série de seminários regionais que a PNH vem desenvolvendo desde o fim do ano passado para  mapear o panorama da humanização nos diferentes Estados brasileiros. As cidades de Natal (RN) e Vila Velha (ES) foram sede dos seminários Nordeste e Sudeste, respectivamente. 
 
O coordenador nacional da PNH espera que os eventos regionais contribuam para a  construção coletiva das pautas importantes para o  Seminário Nacional de Humanização, previsto para o segundo semestre de 2013.  “Os eventos regionais possibilitam a construção da agenda estratégica da Política de Humanização para o SUS”, finalizou. Haverá transmissão online pela Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net).
 
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), destaca que todas as unidades de saúde da rede já adotam as diretrizes previstas na Política Nacional de Humanização. “Neste momento, estamos trabalhando na implantação das redes de urgência e emergência e esse tipo de evento é de suma importância para que possamos envolver nossos profissionais e multiplicar entre eles a questão da humanização do atendimento, para que possamos ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde no Amazonas um atendimento cada vez mais resolutivo e satisfatório”, afirmou Alecrim.
Sobre a Política Nacional de Humanização – A Política Nacional de Humanização completa,  em 2013,  10 anos de atuação no Sistema Único de Saúde. Sua proposta é alterar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS  e contribuam para suas melhorias.  Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional a Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais, Coletivos e  Regi onais, além da  formação de gestores, trabalhadores e usuários.
 
Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH. Elas se materializam nos serviços de saúde, através de diferentes dispositivos destinados a melhorar o atendimento ao usuário, tais como: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante,  projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.
 
Serviço: Seminário norte de humanização do SUS
Data:  20 e 21 de março de 2013
Local: Taj Mahal Continental Hotel Av. Getúlio Vargas, 741 – Centro
 
Programação:
 
20.03.2013
9h -  Abertura
Coordenador da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde – Gustavo Nunes de Oliveira; Coordenadora do Coletivo Norte de Humanização – Alexsandra Souza; Susam e Semsa.
 
10h – Mesa redonda
Tema: Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação do Profissional de Saúde – Roseni Pinheiro - Coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde 
Tema: Interface da PNH com as demais políticas e redes temáticas do MS - pensando a PNH como política pública e sua inserção no SUS - Gustavo Nunes de Oliveira - Coordenador da PNH. 
 
20.03
14h  – Rodas de conversa
Eixo 1: PNH e formação em saúde: possibilidades no atual contexto do SUS regional.
Eixo 2:  A contribuição da PNH e a produção de saúde em rede.
Eixo 3: Humanização e áreas estratégicas de Atenção: ações singulares e potência das transversalizações.
Eixo 4: Participação cidadã em saúde: usuários e redes/movimentos sociais no cotidiano da produção de saúde.
 
21.03
9h - Rodas de conversa – segunda etapa
Eixo 1: PNH e formação em saúde: possibilidades no atual contexto do SUS regional.
Eixo 2:  A contribuição da PNH e a produção de saúde em rede.
Eixo 3: Humanização e áreas estratégicas de Atenção: ações singulares e potência das transversalizações.
Eixo 4: Participação cidadã em saúde: usuários e redes/movimentos sociais no cotidiano da produção de saúde.
14h
Plenária Final para compartilhamento das discussões, avaliação e encerramento
 
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019