Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Semsa participa de campanha contra Hanseníase e Verminoses
Por Semcom,
segunda-feira, 18 de março de 2013
 
 
 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 18, as ações da Campanha Nacional contra a Hanseníase e Controle das Geohelmintíases (verminoses). O lançamento da campanha aconteceu na Escola Municipal Vicente de Paulo (rua Maria Mansour, 805 – Japiim, zona Sul) com a presença do secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, do secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, e de representantes das secretarias Municipal e Estadual de Educação, e da Fundação Alfredo da Mata.
 
De acordo com Evandro Melo, a campanha faz parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde e será executada nas escolas com o apoio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tendo como meta a identificação precoce de casos de hanseníase e a eliminação de verminoses em crianças que estejam na faixa etária de 05 a 14 anos.
 
“Tanto a hanseníase quanto os casos de verminose têm cura e tratamento adequados. O objetivo dos profissionais de saúde e de educação é ampliar o conhecimento de alunos e pais sobre essas doenças, suas causas, sintomas e tratamento, para que se possa detectar precocemente e evitar qualquer prejuízo permanente para a saúde e o aprendizado das crianças e adolescentes”, informou Evandro Melo.
 
O secretário de Saúde destacou ainda a importância do fortalecimento da parceria entres as secretarias, Estadual e Municipal, de Educação e Saúde no combate aos problemas de saúde da população. “As doenças têm impacto no aprendizado de crianças e adolescentes. Por isso é tão importante fortalecer programas como o Saúde na Escola e garantir a integralidade do atendimento à população”, afirmou.
 
Durante a campanha, que segue até sexta-feira, 22, a meta é atingir cerca de 200 mil estudantes, atendendo 364 escolas. Os alunos receberão uma Ficha de autoimagem para ser encaminhada aos pais, que farão a identificação inicial de marcas ou manchas na pele.
 
O chefe do Programa de Controle de Hanseníase da Semsa, Waldenor Guimarães, explica que os pais precisam ficar atentos às lesões na pele que apresentem diminuição ou ausência de sensibilidade. “A hanseníase tem cura, mas, como afeta a pele e nervos, pode deixar sequelas permanentes e provocar algum tipo de incapacidade física”, destacou Waldenor Guimarães.
 
Após triagem das fichas de autoimagem, os casos suspeitos serão encaminhados para atendimento com médico especialista para a definição do diagnóstico.
 
Para o combate às verminoses, que podem causar sérios problemas de saúde (anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes), os alunos receberão um comprimido Albendazol de 400mg com supervisão de um profissional de saúde.
 
A campanha também vai envolver Educação em Saúde com a distribuição de cartilhas que apresentam informações sobre formas de prevenção e de transmissão de hanseníase e verminoses, bem como sobre sintomas e como procurar atendimento médico. O tratamento é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019