Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Começa a Campanha de Combate à Hanseníase e Verminose, que deve alcançar 215 mil estudantes no Amazonas
Por Três Comunicação,
segunda-feira, 18 de março de 2013
 
 
 

 

Manaus e mais cinco cidades do Amazonas - Borba, Fonte Boa, Tapauá, Pauini e São Gabriel da Cachoeira – iniciaram, nesta segunda-feira (18), as atividades da Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, Geohelmintíase (verminoses) e Tracoma, que o Ministério da Saúde realiza durante esta semana, em parceria com Estados e municípios. A ação tem como público-alvo alunos de escolas públicas, na faixa etária de 5 a 14 anos. No Estado, deve alcançar aproximadamente 215 mil estudantes.
 
A abertura da campanha, em Manaus, aconteceu na Escola Municipal Vicente de Paula, localizada no bairro do Japiim. Participaram do evento o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim; o secretário de saúde da capital, Evandro Melo; o subsecretário municipal de Educação, Deusamir Pereira e a coordenadora estadual do Programa Saúde do Escolar (PSE), professora Delta Aparecida Cegadilha, que representou o secretário de Estado da Educação, Rossiele Soares.   
 
Wilson Alecrim destaca que, no Amazonas, a ação terá ênfase na Hanseníase e na Verminose. Durante a campanha, técnicos de saúde visitarão escolas da rede pública para administrar em dose única, um comprimido de 400 miligramas do medicamento Albendazol, para tratamento de verminoses. Acadêmicos dos cursos de Farmácia e de Enfermagem, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) auxiliarão os técnicos nesta atividade. A medicação só será ministrada nas crianças que tiverem sido formalmente autorizadas pelos pais ou responsáveis, a participar da campanha. “Todos os alunos receberão um documento, chamado Termo de Consentimento Negativo, a ser preenchido e devolvido para a escola, somente por aquelas famílias que não autorizarem que seus filhos a recebam a medicação”, explica Valderiza Pedrosa, chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fundação Alfredo da Matta, uma das coordenadoras da Campanha.
 
Para a hanseníase, a estratégia será a busca ativa de casos suspeitos, entre as crianças. Para isso, os pais também deverão preencher um formulário indicando a existência de qualquer sinal, mancha ou caroço na pele dos filhos. Todas as crianças que tiverem qualquer sintoma serão encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima para uma consulta e terão atendimento priorizado. Além do trabalho dos técnicos, cartilhas e jogos educativos também serão distribuídos para as crianças, material que visa informar e alertar sobre as doenças.
 
Campanha educativa - O secretário Wilson Alecrim destacou que, além da busca de novos casos de hanseníase e do tratamento para verminose, a campanha iniciada nesta segunda-feira tem o objetivo de reforçar as orientações sobre as medidas preventivas para essas doenças. “No caso da verminose, por exemplo, não basta administrar a medicação no estudante. É preciso repassar as informações sobre os cuidados com a higiene pessoal, com a lavagem dos alimentos, com a destinação correta das fezes, enfim, todas aquelas medidas básicas e importantíssimas para a prevenção de uma nova infestação por verminose”.
 
Alecrim disse que a estratégia de unir os esforços das áreas de Saúde e Educação costuma dar resultados importantes. “Quando queremos levar orientação e informações à família, às residências, e não há dúvida de que a escola é um excelente canal. A criança é uma multiplicadora muito eficiente das informações que recebe na Escola”, frisou o secretário estadual de Saúde.
 
O secretário municipal de saúde, Evandro Melo, salientou que a campanha desta segunda-feira é mais uma demonstração da parceria que vem sendo fortalecida entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, na área da saúde. A campanha de vacinação das estudantes de 11 a 13 anos, contra o HPV, programada para o mês de maio é outra grande ação que está sendo planejada de forma integrada, disse Evandro Melo.    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019