Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Susam e Grupo Curumim promovem encontro de parteiras tradicionais com profissionais de saúde, em Maués
Por Três Comunicação,
terça-feira, 19 de março de 2013
 
 
 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em parceria com o Grupo Curumim, concluem nesta quarta-feira (20), em Maués, o “Encontro de Parteiras Tradicionais com Profissionais de Saúde do SUS”. A atividade integra o conjunto de ações da Rede Cegonha, estratégia executada pelo Ministério da Saúde, com o apoio de Estados e Municípios, para a redução dos índices de mortalidade materna e neonatal.
 
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o evento, iniciado na última segunda-feira (18), conta com a participação de 20 parteiras e inclui um treinamento, ministrado pelos profissionais de saúde, sobre técnicas de reanimação neonatal em parto domiciliar.
 
Alecrim informa que as parteiras também receberão novos kits para realização de parto domiciliar e um exemplar do “Livro da Parteira Tradicional”, uma cartilha publicada pelo Ministério da Saúde em parceira com o Grupo Curumim, organização não-governamental que desenvolve trabalhos com parteiras tradicionais, indígenas e quilombolas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
 
A cartilha contém orientação sobre temas relacionados à saúde da mulher e cuidados materno-infantil. Reúne informações técnicas e aborda, também, elementos do saber tradicional. Bastante ilustrada, a cartilha foi elaborada com a proposta de facilitar o uso, inclusive, por parteiras que não aprenderam a ler e escrever.
 
A coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Sandra Cavalcante Silva, destaca que, desde 2001, o “Projeto Parteiras Tradicionais – Inclusão e Melhoria da Qualidade da Assistência ao Parto Domiciliar no SUS”, desenvolvido pela Susam com o apoio do Ministério da Saúde e Grupo Curumim, vem realizando, em várias regiões do Estado,  atividades como a que está acontecendo em Maués. “O objetivo é reforçar o planejamento, monitoramento, avaliação e execução de políticas de inclusão do parto domiciliar, assistido por parteiras, no Sistema Único de Saúde”, diz a coordenadora.
 
Segundo Sandra Silva, há aproximadamente 1,2 mil parteiras tradicionais cadastradas no banco de dados do Setor de Saúde da Mulher, da Susam.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019