Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



SESI avalia importância da educação para a indústria
Por Sistema FIEAM,
sexta-feira, 22 de março de 2013
 
 
 

SESI avalia importância da educação para a indústria
/

 

O Brasil tem uma das menores taxas de conclusão do ensino médio: apenas 48% dos alunos matriculados chegam ao final do curso. A informação é do educador Francisco Aparecido Cordão, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, em palestra para cerca de 60 representantes de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), no Encontro de Ideias – Café com Responsabilidade, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), nesta quinta-feira (21), no Clube do Trabalhador.
 
Ao falar sobre o tema “A importância da Educação para a Competitividade da Indústria”, Aparecido disse que o Brasil tem cerca de 10% de analfabetos e 60% de analfabetos funcionais. Para o educador, falta ensino adequado e as pessoas não devem apenas aprender a ler e fazer as quatro operações de matemática, mas  ter conhecimento de como utilizar as operações e a leitura.
 
A educação, segundo Francisco Cordão, é essencial para o desenvolvimento industrial, porque, em razão da globalização e da competitividade, estamos passando por grandes mudanças no trabalho. Ele disse ainda que, de um lado, a empresa precisa se adaptar rapidamente à nova realidade ou não sobrevive, e o trabalhador  deve se adaptar continuamente e colocar em prática o que aprendeu.
 
“O trabalhador deve ser preparado não apenas para uma função, mas para que tenha condições de ocupar vários postos de trabalho na empresa. É essencial ter o domínio das novas tecnologias e o gosto pelo trabalho bem feito”, disse Cordão. Para ele, a aprendizagem deve ser contínua e o trabalhador não pode parar de aprender com a conclusão de um curso, porque poderá ficar excluído do mercado de trabalho.
 
 
 
Sustentabilidade
 
Ao falar sobre “Consumo Consciente e Sustentabilidade – Uma Estratégia para a Indústria”, a bióloga Cláudia Moreira, do SESI São Paulo, disse que o homem não está mudando seu estilo de vida e as consequências desse comportamento poderão ser graves no futuro. Ela disse que a falta de água poderá atingir todo o planeta em 15 anos. E citou a China, onde a falta de água paralisou a produção de uma empresa, afetando outros países, como o Brasil. Segundo a bióloga, o homem é dependente dos recursos que a natureza oferece, mas que seriam necessários mais de dois planetas para atender  a população e a média de consumo por pessoa que equivale à produção de 2 hectares.
 
Cláudia Moreira disse que os negócios da economia não caminham sozinhos e que devem ser levadas em consideração as questões ambientais e sociais. Para a palestrante do SESI São Paulo, as empresa que desenvolvem programas de sustentabilidade têm mais visibilidade e ganhos financeiros, porque utilizam recursos naturais, além do aproveitamento de matéria-prima e valorização dos profissionais.
 
A diretora técnica do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, disse na abertura do Encontro de Ideias é uma iniciativa integrada entre as áreas de Responsabilidade Social Empresarial, Educação de Jovens e Adultos e Núcleo de Educação Continuada, do SESI, com o objetivo de disseminar a gestão do conhecimento em responsabilidade social e sustentabilidade, além de boas práticas em educação nas indústrias. O encontro, segundo ela, reúne representes de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) para trocar ideias, pensando em modelos e temáticas que possam contribuir com a produtividade da indústria local.
 
A programação constou ainda de ginástica laboral, dinâmica sobre gestão participativa, além do case de “Boas Práticas” da Springer Plástico, vencedora do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2012, na área de Gestão de Pessoas, apresentado pela coordenadora de Recursos Humanos, Regina Padilha.
 
De acordo com o técnico do Núcleo de Educação Continuada do SESI, Erivan Braga, a mesa de gestão participativa reuniu participantes que analisaram os serviços oferecidos pelos SESI visando a realização de treinamentos, cursos, oficinas e palestras nas 25 empresas participantes do Encontro de Ideias e que as avaliações referentes aos serviços do SESI serão de grande importância para a elaboração de novos portfólios nas áreas de Educação de Jovens de Adultos, Responsabilidade Social Empresarial e Educação Continuada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019