Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Prefeitura de Manaus fica azul no Dia Mundial do Autismo
Por Fabíola Pascarelli, Semcom
quarta-feira, 3 de abril de 2013
 
 
 

Prefeitura de Manaus fica azul no Dia Mundial do Autismo
/

 

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, a Prefeitura de Manaus iluminou com a cor azul, na noite desta terça-feira, a sua sede no bairro Compensa, zona Oeste, e o Relógio Municipal, na Praça da Matriz, Centro. Além do ato simbólico, foram realizadas palestras no auditório para representantes de entidades e familiares de autistas.
 
O evento contou com a participação do prefeito Arthur Virgílio Neto e da secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro. As atividades também fazem parte da “I semana Municipal da Conscientização do Autismo em Manaus”, que acontece de 2 a 7 de abril.
 
“Hoje, nós fizemos esse ato simbólico, que é fazer da Prefeitura uma realidade azul,  a cor que simboliza o autismo. Um pouco antes, nós inauguramos um belíssimo centro destinado a atender os autistas com tudo o que eles precisam”, afirmou o prefeito.
 
No auditório, a palestra de abertura foi ministrada pela promotora da Infância e Juventude Vânia Marques Marinho, que falou sobre a necessidade da efetivação dos direitos das crianças e adolescentes do espectro autista.
 
A secretária Goreth Garcia explicou sobre o papel das instituições públicas e privadas, dos pais, das empresas e da sociedade, para a identificação, tratamento e inclusão do autista. “Nós temos que chamar a atenção da sociedade, das pessoas, dos funcionários públicos para sensibilizar e conscientizar. Precisamos cumprir a legislação, e nós fizemos isso hoje com a inauguração do espaço dedicado aos autistas”, ressaltou.
 
O prefeito Arthur Neto finalizou o evento falando sobre o compromisso de transformar a lei em ação com conscientização e solidariedade.
 
Participaram das palestras representantes de várias entidades ligadas ao tema, como Mães Unidas pelo Autismo (Mupa), Associação dos Amigos do Autista (AMA), Instituto Autismo do Amazonas e Unidos pelo Autismo (UPA).
 
 Inauguração
 
À tarde, a prefeitura inaugurou o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. Crianças de seis meses até 14 anos serão atendidas por psicólogos, professores de educação especial, educação física adaptada, pediatras, fisioterapeutas, odontólogos e assistentes sociais. O espaço é resultado da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, (Semasdh), Saúde (Semsa) e Educação (Semed).
 
“Este será o primeiro. Daqui para frente, faremos um em cada zona da cidade. Apenas um não é suficiente, porque nós temos cerca de 20 mil autistas em Manaus e nós não temos como atender de uma vez todos eles. Mas há também um esforço do governo do Estado, que está fazendo o seu trabalho. Vamos somar esforços para procurar transformar o autista em um cidadão”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto.
 
 
 
Sobre a data
 
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com o objetivo de promover o diálogo e a informação a respeito do transtorno do espectro autista.
 
No Brasil a data é lembrada com a iluminação em azul (cor definida para o autismo) de vários prédios e monumentos importantes. A ideia é destacar os pontos importantes do país para chamar a atenção da sociedade, poder falar sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa síndrome.
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019