Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Semana Municipal de Conscientização do Autismo
Por Alita Menezes, Semcom
quarta-feira, 3 de abril de 2013
 
 
 

Semana Municipal de Conscientização do Autismo
/

 

Um dia de militar. Foi assim a manhã desta quarta-feira, 03, para 37 alunos do Complexo de Educação Especial André Vidal e da Associação de Amigos dos Autistas do Amazonas (AMA) que visitaram o primeiro Batalhão de Infantaria na Selva (1º BIS), localizado no bairro São Jorge, zona Oeste. A programação faz parte da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, promovida pela Prefeitura de Manaus em parceria com outras instituições.
 
Coordenação e equilíbrio foram os principais desafios enfrentados pelos alunos. Além de praticarem as atividades psicomotoras, as crianças e adolescentes ainda puderam ver de perto a onça-pintada Juma, mascote do batalhão.
 
De acordo com o major Carlos César Brasil, que coordenou as atividades e é pai de um aluno do AMA, é importante que se estimule o autista em todos os sentidos, por isso sempre que possível o Exército também se envolve na causa e recebe os alunos de várias instituições ligadas ao tema.
 
“Nossa pista de pentatlo é composta por vários obstáculos, onde militar tem que transpor em velocidade. Com os autistas os exercícios visam desenvolver a coordenação motora e, paralelamente, incentivar a prática de atividade física. Nossa ideia é proporcioná-los um dia de militar, já que não poderão servir a pátria. Tenho certeza que foi um dia marcante para eles (autistas) e para nós”, destacou Brasil.
 
Para Gabriel Pereira, aluno monitor da AMA, o contato com a natureza foi o que mais lhe chamou atenção. “Vi onça, arara-azul, carneiros, patos e muitos animais. Foi um dia muito divertido para todos meus amigos e esperamos que até domingo outras pessoas possam se juntar a gente na Semana Municipal de Conscientização ao Autismo”, convidou.
 
Segundo o diretor do Complexo André Vidal, Helivan Santos, o autismo é um transtorno de desenvolvimento, caracterizado pela dificuldade na socialização, por isso a semana de conscientização é tão importante.
 
“Essa semana serve para abrir a mente da sociedade para esse assunto que é novo: o autismo. Novo para medicina e novo para educação, então nessa semana queremos trazer mais informação, porque com mais informação é que se combate o preconceito”, afirmou Helivan.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019