Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Ministério da Saúde vai certificar 18 UBSs na Rede Amamenta Brasil
Por Eurivânia Galúcio, Semcom
quarta-feira, 3 de abril de 2013
 
 
 

 

O Ministério da Saúde (MS) vai certificar 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Manaus, mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como integrantes da Rede Amamenta Brasil. A cerimônia de certificação será na próxima quarta-feira, 10, às 11h, no auditório da Prefeitura de Manaus, com a presença do coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS), Paulo Vicente Bonilha Almeida.
 
A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Atenção Básica, instituída pelo Ministério da Saúde para estimular e contribuir para o aumento dos índices de aleitamento materno em todo o Brasil.
 
De acordo com o secretário da Semsa, Evandro Melo, serão credenciadas UBSs em todos os Distritos de Saúde de Manaus: UBS Ajuricaba, UBS Bairro da Paz, UBS Deodato de Miranda Leão, UBS Maria Ida Mentoni, UBS Luiz Montenegro, UBS Mansour Bulbol e UBS Redenção (Disa Oeste); UBS Lourenço Borghi, UBS Theodomiro Garrido, UBS São Francisco e UBS Lúcio Flávio Dias (Disa Sul); UBS Armando Mendes, UBS Áugias Gadelha e Policlínica Anna Barreto (Disa Norte); UBS Lago do Aleixo, UBS Geraldo Magela, UBS José Amazonas Palhano e UBS Maria Leonor Brilhante (Disa Leste).
 
Evandro Melo disse que para integrar a Rede Amamenta Brasil, cada UBS precisa cumprir diversos critérios, incluindo a participação de no mínimo 80% da equipe de profissionais (nível fundamental, médio e superior) em uma Oficina de Trabalho em Aleitamento Materno e a realização de ações de monitoramento de indicadores de aleitamento em sua área de abrangência. “A Semsa quer estimular a inclusão de 100% das UBSs na Rede Amamenta, garantindo que mães e recém-nascidos possam ter a oportunidade de acesso a todos os benefícios que a amamentação proporciona para a saúde”, afirmou.
 
Benefícios
 
A chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, explica que as ações promovidas pelas UBSs que são certificadas pela Rede Amamenta Brasil trazem benefícios não somente para a criança e a mãe, mas também para toda a família.
 
Segundo Ivone Amazonas, com o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida, a criança terá melhor qualidade de vida, menor risco de adoecer ou de morrer, além de ter mais chances de estabelecer um bom vínculo com a mãe; a mulher apresentará menor risco de ter complicações após o parto ou de desenvolver doenças como o câncer de mama, câncer de ovário ou diabetes; a família é beneficiada com a economia no gasto com a compra de leite e os laços afetivos são reforçados.
 
“Para o Sistema Único de Saúde (SUS), o aumento das taxas de aleitamento materno também traz benefícios como a redução de agravos à saúde das crianças e das mulheres, resultando em pessoas mais saudáveis e evitando gastos com remédios e internações hospitalares”, informou Ivone Amazonas.
 
A Semsa também já está realizando o monitoramento e acompanhamento das ações de apoio ao aleitamento materno em outras 36 UBSs, que deverão iniciar o processo de credenciamento ainda no segundo semestre de 2013 na Rede Amamenta Brasil.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019