Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Prefeitura entrega Projeto de Lei do Programa Bolsa Idiomas
Por Três Comunicação,
sexta-feira, 26 de abril de 2013
 
 
 

 

A Prefeitura de Manaus fez a abertura oficial do ano letivo da Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi), na sede da instituição, no Parque das Laranjeiras, zona Oeste. Na ocasião, o chefe do Gabinete Civil, Lourenço Braga, no ato representando o prefeito Arthur Virgílio Neto, entregou ao presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Bosco Saraiva, o Projeto de Lei que cria o Programa Bolsa Idiomas. O Programa funcionará nos mesmos moldes do Bolsa Universidade, em que os estudantes terão acesso a bolsas totais ou parciais, para cursar inglês em escolas de idiomas, da iniciativa privada.

 

O presidente da CMM disse que a expectativa é avaliar e aprovar o projeto, até junho. “Vamos discutir o assunto, como o regimento da Casa requer. Já na segunda-feira, iremos deliberar sobre o projeto, enviando-o para a avaliação das comissões técnicas. Mas eu tenho quase certeza, de que pela sua natureza, pelo que vai oferecer à população da cidade de Manaus, nós aprovaremos este projeto, no primeiro semestre, antes do recesso”, frisou Bosco Saraiva. Caso seja aprovado, seguirá para a sanção do prefeito Arthur Neto. A previsão é de que o Bolsa Idiomas seja implantado, de fato, nos próximos meses.

 

A diretora-presidente da Fespi, Luiza Bessa, destacou que por meio do programa Bolsa Idiomas, a Prefeitura visa gerar a oportunidade do estudo de línguas estrangeiras a pessoas cuja renda bruta familiar per capta não ultrapasse um salário mínimo e meio.  A proposta de lei estabelece alguns requisitos necessários aos pretensos candidatos, tais como a idade mínima de 16 anos completos, residência ou domicílio em Manaus e ter concluído ou estar cursando o ensino médio. A proposta prevê a concessão de bolsas de estudo parciais (50% ou 75% do valor total) ou, ainda, integrais (100%) do curso a ser oferecido em escola privada.

 

O número de pessoas que serão beneficiadas ainda está em análise, tendo em vista que as parcerias ainda estão sendo fechadas e o edital ainda será aberto, após a sanção do prefeito.

 

Cursos da Fespi

Nesta sexta-feira, houve, também, o lançamento do catálogo de cursos da FESPI, edição 2013, e o lançamento do Programa Municipal de Capacitação em Idiomas Manaus Copa 2014, voltado para servidores do município. Luiza Rebelo frisa que o objetivo deste Programa é oferecer aulas de inglês e espanhol aos servidores da Prefeitura, que atuam em áreas estratégicas para recepção do evento esportivo em Manaus. O Programa atenderá, inicialmente, 660 pessoas, dentre as quais, servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vinculados à Secretaria Municipal de Sáude (Semsa); servidores da Guarda Municipal, vinculados ao Gabinete Militar; e servidores do Manaustrans e Manauscult. As aulas terão início na segunda-feira (29).

 

O catálogo de cursos 2013 contará com uma série de 40 treinamentos de curto, médio e longo prazos, que fazem parte do Programa de Capacitação Continuada, voltado para servidores da Prefeitura. Uma das novidades neste ano será o curso de ‘Aperfeiçoamento em Auditoria e Controle Interno’, voltado para servidores que atuam na área de auditoria e finanças. Os cursos de 2013 tiveram início em março e deverão ocorrer até dezembro. Haverá, também, ciclos de palestras, além de atividades promovidas em parceria com outras instituições, sempre com foco da qualificação de recursos humanos.

 

“A orientação do prefeito é que as ações visem à capacitação do servidor, no sentido de aprimorar os serviços dispensados à população e, também, focados no aperfeiçoamento e na eficácia das atividades finalísticas das secretarias”, destacou Luiza Rebelo.

 

Para marcar a abertura oficial do ano letivo da escola de servidores do município, a FESPI promoveu palestra magna que abordou a capacitação do servidor como ação estratégica para a consolidação dos princípios de excelência e eficiência no serviço público. A palestra de abertura do ano letivo e do evento foi proferida pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva. Ele destacou que a excelência no serviço público é a resposta que a administração pública, em qualquer esfera, deve dar à sociedade, cada vez mais consciente de seus direitos e deveres. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019