Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Ensino da cultura afro-brasileira é discutido em Manaus
Por Secretaria Municipal de Educação, Semcom
segunda-feira, 13 de maio de 2013
 
 
 

 

A Prefeitura de Manaus começou a discutir a implementação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. O pontapé inicial para a inserção do conteúdo aconteceu na Escola Municipal Dep. Ulysses Guimarães, que fica na Cidade Nova, zona norte, onde aconteceu a aula magna do programa, que em Manaus está incluído no projeto Socializando Saberes’. A atividade contou com o gestor da escola, professor Carlos André, convidados e todos os alunos de iniciação cientifica júnior e seus coordenadores e apoios técnicos.
 
O projeto ‘Socializando Saberes: fusão e difusão da cultura Africana no Brasil’ foi criado a partir da necessidade de se produzir ferramentas de conhecimentos e agentes multiplicadores (dentro do âmbito escolar) da diversidade cultural. O objetivo é implantar, na escola, políticas que viabilizem o preparo dos educadores, técnicos e funcionários, oferecendo formações, conhecimentos e materiais.
 
A professora Elisângela Maciel, coordenadora do curso de história da Faculdade Uninorte, foi convidada para proferir a aula magna do projeto e falou da sua emoção. “É emocionante ver a vibração e envolvimento dos alunos. O projeto ajuda numa conscientização social, que começa sendo trabalhada com os professores, proporcionando um olhar diferenciado sobre o tema e  retransmitindo aos alunos. Eles estão mudando a comunidade e são, também, agentes de mudança na escola. A sala de aula é fundamental, mas não suficiente”, afirmou.
 
A aluna Adriane de Sena, 13 anos, do 8º ano, é bolsista do projeto Socializando Saberes, relatou “O projeto vai me ensinar muito. Coisas que eu nunca tinha visto e nem pensava ouvir. Eu comecei como bolsista e estou gostando muito, principalmente pelo cumprimento da lei, será bacana conhecer e ajudar a fazer cumprir”, disse.
O ensino da cultura africana ainda será estudada mais detalhadamente pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) até que seja incluída, de fato, no currículo escolar.
Sobre os projetos
O programa ‘Ciência na Escola’ é uma ação de alfabetização cientifica e tecnológica, destinado aos estudantes e professores da educação básica do Amazonas. Visa contribuir na educação básica de estudantes das escolas publicas a partir do 6º ano, buscando a excelência do processo de alfabetização.
A escola municipal Dep. Ulysses Guimarães, possui ao todo 6 projetos apoiados pela Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapeam). Cada projeto possui 5 alunos/bolsistas e cerca de 2 professores coordenadores. Os projetos são: Economia na escola: Geração de renda e economia doméstica sustentável; Enamorado pela vida: O uso da tecnologia na promoção de um ambiente escolar sem drogas; Matemática divertida: jogos de multiplicar e as novas formas de sabatinar tabuada de multiplicação; Minha história – práticas de escrita e leitura para produção autobiográfica; Datilografia em Libras; e Socializando Saberes: fusão e difusão da cultura Africana no Brasil.
Alem dos projetos de iniciação cientifica, a escola possui também um grupo de capoeira SENZALA NEGRA e uma Fan Page, para o professor/ mediador: Rosivaldo da Fonseca Moreira “o uso das redes sociais serve como ponto de difusão do conhecimento produzido na escola”. www.facebook.com/escolamunicipaldepulyssesguimarães
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019