Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Policlínica referência no tratamento de vitimados pela Hanseníase
Por Três Comunicação,
terça-feira, 14 de maio de 2013
 
 
 

 

Policlínica referência no tratamento de vitimados pela Hanseníase, leva pacientes para conhecer Teatro Amazonas
 
 
O Teatro Amazonas receberá, nesta quinta-feira (15), às 15h, um grupo especial de visitantes, formado por 40 usuários dos serviços da Policlínica Antonio Aleixo, do Governo do Estado, que fica no bairro Colônia Antonio Aleixo, na zona Leste da cidade. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a atividade faz parte das ações de reinserção social, que integram o Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência executado na Policlínica, com ênfase nas pessoas vitimadas pela Hanseníase. A ação será realizada com o apoio do Hospital Geral Geraldo da Rocha e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Guilherme Alexandre e Nova Esperança, da Prefeitura de Manaus, que também funcionam no bairro.
 
 
“Estes pacientes que irão participar da atividade cultural nunca tiveram a oportunidade de conhecer o monumento mais importante e famoso do Estado onde nasceram”, explica o diretor da Policlínica Antonio Aleixo, José César de Carvalho. Durante o passeio o grupo poderá conhecer a área do Largo São Sebastião, no entorno do Teatro.
 
 
César conta que várias outras atividades culturais e de lazer já foram organizadas pelas unidades de saúde, como forma de contribuir com a ressocialização de pacientes que têm sequelas da Hanseníase. “Por causa das limitações físicas associadas às sequelas da hanseníase e de todos os estigmas que envolvem a doença, a maioria desses pacientes viveu uma vida mais reclusa. Estas atividades que organizamos buscam promover o resgate da autoestima dessas pessoas”, afirma o diretor.
 
 
Assistência – A Policlínica Antonio Aleixo, uma das unidades de referência da rede estadual de saúde no tratamento de úlceras hansênicas de alta complexidade,  realiza uma média diária de 300 atendimentos, incluindo os serviços oferecidos no Centro de Reabilitação, anexo à unidade.
 
 
Na policlínica, além do tratamento especializados para as úlceras hansênicas, os pacientes têm acesso a consultas nas especialidades de cardiologia, oftalmologia, dermatologia,ortopedia, ginecologia, clínica geral, odontologia, atendimento de enfermagem e serviço social. Na unidade também é feita a dispensação de calçados anatômicos com palmilha sob medida. Às terças-feiras (no período das 19h às 24h), uma equipe formada por dois cirurgiões ortopedistas e técnicos de enfermagem da unidade, realizam cirurgias eletivas em pacientes acompanhados na unidade. As cirurgias são realizadas em espaço cedido no centro cirúrgico da Fundação Hospital Adriano Jorge, também do Governo do Estado.
 
 
O Centro de Reabilitação da policlínica está integrado ao Programa Viver Melhor, que foi criado pelo governador Omar Aziz para dar apoio e dignidade às pessoas com algum grau de deficiência. No centro, o atendimento é multiprofissional e inclui fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, além de serviço social e de Enfermagem. Também é feita a dispensação de cadeira de rodas sob medida. 
 
 
Pacientes residentes na Colônia Antônio Aleixo, que necessitam do tratamento especializado em feridas crônicas ou do Centro de Reabilitação, mas têm dificuldades de locomoção, contam com um serviço de traslado em veículo do tipo Van (doado pelo Fundo de Promoção Social, presidido pela primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz,). “Esse serviço atende pacientes com sequelas da Hanseníase e pessoas com deficiência. Também é utilizado nas atividades de reinserção social desses pacientes, que são programadas e acompanhadas por nossas equipes”, destacou César Carvalho.
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019