Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Obra de Mário Ypiranga e visão do ensino no Acre são novos lançamentos do projeto Edição de Livros
Por Press Comunicação,
terça-feira, 14 de maio de 2013
 
 
 

 

Mais três obras do Projeto Edições de Livros, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), serão lançadas nesta quinta-feira, às 18h, no hall da Biblioteca Pública do Amazonas.
 
“História da Igreja de São Sebastião”, do escritor Mário Ypiranga Monteiro (1909-2004), “O ensino fundamental no Acre”, de Lúcio Cavalcanti, e “Uma questão de identidade”, da jornalista Eula Dantas Taveira, estão no hall desta rodada do projeto.
 
Vinculado ao programa Mania de Ler, o projeto Edições de Livros busca incentivar novos escritores, promover obras de autores locais e reeditar livros consagrados da literatura amazonense. Toda semana, dois ou três títulos são lançados com a presença do autor ou de algum representante dele em caso de escritores já falecidos, como é o caso de Mário Ypiranga Monteiro.
 
De acordo com o diretor do Departamento de Literatura da SEC, Antônio Ausier, são impressos 300 exemplares de cada obra. Desses, 60 são disponibilizados para o autor e os outros 240 farão parte do acervo da secretaria, que irão alimentar os projetos e bibliotecas do Estado. “Em 2012 já contemplamos o lançamento de 20 livros pelo projeto e até o fim do ano pretendemos chegar a 100”, adiantou.
 
No livro “Uma questão de identidade”, Eula procura mostrar o surgimento e o desenvolvimento de dois importantes jornais e faz uma comparação das principais manchetes. “Com essa delimitação é possível entender a importância desses órgãos comunicacionais na vida de muita gente e no resgate dos acontecimentos”, comentou a autora no livro.
 
Em “A história da Igreja de São Sebastião”, a SEC faz o lançamento da segunda edição da obra de um dos maiores escritores amazonenses, Mário Ypiranga Monteiro, dada a importância do autor e do livro, editado inicialmente em 1999, mas esgotado. Também é uma forma do governo do Estado homenagear o centenário de fundação da Igreja de São Sebastião, comemorado em 2012.
 
No livro, o leitor poderá conhecer o trabalho de catequese e artístico dos frades italianos, quanto foi gasto na construção da Igreja, as discussões entre os deputados, as críticas, e o que ocorria em torno da edificação. A filha do autor, Marita Monteiro, representará o pai durante o evento.
 
O escritor Lúcio Cavalcanti traz ao leitor os difíceis caminhos traçados para o “plantio da semente do ensino fundamental no Acre”, última grande área incorporada ao Brasil e que em 1962 passou à categoria de Estado. Cavalcanti resgata nomes, detalhes, lutas e a consagração de um educandário.
 
 
 
O QUE:
 
Governo do Amazonas realiza nova rodada de lançamento de livros
 
DATA: quinta-feira (16 de maio)
 
HORA: 18h
 
LOCAL: Hall superior da Biblioteca Pública do Estado, na Rua Barroso, 57, Centro de Manaus
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019