Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



FIEAM incentiva cadeia produtiva do açaí, castanha e pescado
Por Sistema FIEAM,
quarta-feira, 15 de maio de 2013
 
 
 

 

O Centro Internacional de Negócios (CIN Amazonas) deu início ontem às ações do Projeto de Internacionalização da Cadeia Produtiva do Açaí, Castanha e Pescado da Amazônia-Brasil, ao definir parceiros para alinhamento da responsabilidade quanto à capacitação, levantamento de dados descritos pelos consultores Valdecir Queiroz e o Natale Marcomini. Nos próximos três dias, os consultores vão visitar as cadeias em estudo, bem como supermercados, para avaliar processo produtivo e comercial de tais segmentos.
 
Participaram do encontro representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
 
O CIN Amazonas coordena o projeto, com apoio das federações das indústrias do Amazonas (FIEAM), do Pará (FIEPA), da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
 
A proposta é promover, em 18 meses, a Castanha do Brasil, o açaí e o pescado em nível nacional e internacional, e agregar no marketing o valor nutricional para consumo, bem como as qualidades das frutas para aproveitamento na indústria cosmética.
 
Segundo Marcomini, os produtos orgânicos seguem tendência crescente de procura pelos consumidores que valorizam bem-estar, qualidade de vida, e os que estão atentos aos cuidados com a preservação do meio ambiente. 
 
“A Amazônia possui nome forte mundialmente, porém os mercados europeu, americano e ocidental desconhecem o que pode ser beneficiado e comercializado para atender consumidores com padrão de exigência maior quanto à qualidade, certificação e nutrição”, explica o consultor italiano.
 
Para desenvolver associações, cooperativas e produtores que queiram expandir os negócios e internacionalizar a produção do açaí, castanha e pescado, é necessário que produtores e empreendedores das cadeias se apresentem até 14 de junho no CIN/AM (Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro, sede da FIEAM). Com o grupo de empresas e associados inscritos para participar do projeto, consultores e parceiros passam a avaliar capacitações e treinamentos necessários para adequar os segmentos da agroindústria aptos a comercialização nacional e internacional.
 
“Neste início do projeto, temos que alinhar para dar suporte a formação de futuros exportadores, identificando capacitações, estimulando o processo de certificações dos produtos, promovendo divulgações nacionais e internacionais e participações em feiras no exterior. Toda a mobilização visa encontrar não só compradores, mas também empresários estrangeiros que contribuam com o fortalecimento das cadeias no Brasil e no mundo”, disse Queiroz.
 
Segundo o consultor italiano, o primeiro passo do trabalho é atender o mercado do Sul do país, região referência em certificação de qualidade e exportação de produtos brasileiros. “Temos que organizar as cadeias e qualificar a ponta, o produtor do Amazonas, para que o retorno final do trabalho de exportação fique com quem trabalha nessa terra e nos rios”, ressaltou Natale Marcomini.
 
Mais informações sobre o Projeto de Internacionalização da Cadeia Produtiva do Açaí, Castanha e Pescado da Amazônia-Brasil pelos telefones 3631-0899 e 3186-6511 ou pelos e-mails tiago.albuquerque@fieam.org.br e mayara.bezerra@fieam.org.br
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019