Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Ação Global faz mais de 137 mil atendimentos
Por Sistema FIEAM,
segunda-feira, 20 de maio de 2013
 
 
 

Ação Global faz mais de 137 mil atendimentos
/

 

O Clube do Trabalhador do Amazonas foi, mais uma vez, a praça da solidariedade e da responsabilidade social, com a realização da Ação Global 2013. Neste sábado (18), em apenas nove horas, de 8 às 17h, um total de 68.976 pessoas cruzou os portões do clube, localizado no bairro São José, zona Leste de Manaus, em busca de atendimento em saúde, cidadania ou apenas para lazer. O programa gerou 137.952 atendimentos, o que superou a meta dos organizadores em mais de 20%.

Dedicada às mulheres, essa 20ª edição local do programa, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a Rede Globo e afiliadas, proporcionou atendimento exclusivo a esse público em todos os serviços, em especial por meio das “Carretas da Mulher”, na área da saúde, e do Espaço Mulher, um dos mais procurados, com salão de beleza completo e minicursos de técnicas de maquiagem e higienização capilar.

Para a diretora técnica do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, o tema da Ação Global deste ano foi de grande importância porque, segundo ela, muito ainda tem que ser feito no sentido de estimular o trabalho, a participação feminina na geração de renda para a família. “E todos os parceiros trouxeram atividades voltadas para a mulher”, disse ela.

Maioria esmagadora entre público e voluntários do evento, as mulheres ainda tiveram oportunidade de tietar o ator global Sandro Pedroso, que atuou em “Fina Estampa”, de 2011. Sandro, que já esteve no Amazonas no ano passado, ao lado da namorada Suzana Vieira, para assistir o Festival de Parintins, disse que estava feliz por participar de uma festa tão bonita dedicada à cidadania. “Parabéns a todos os parceiros que se uniram para beneficiar as pessoas desta cidade linda que é Manaus”, disse ele.

A deputada federal licenciada Rebecca Garcia, atualmente secretária de Governo do Amazonas, também marcou presença na Ação Global 2013. “Quero parabenizar o SESI e a Rede Globo pela iniciativa de trabalhar o tema mulher. Nós que trabalhamos diariamente com o tema sabemos que vale a pena investir na mulher. A mulher é aquela que pode transformar a família e, consequentemente, a sociedade”, disse.

A Ação Global 2013 ofereceu 137.952 atendimentos para 68.976 pessoas. Foram registrados 7.782 serviços de cidadania; 18.865 em atividades de lazer; 7.666 em educação e 12.088 na área de saúde. O número de instituições participantes foi de 125, entre públicas e privadas, incluindo organizações não governamentais e 38 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). O programa contou com o trabalho voluntário de 2.750 profissionais.

 

Serviços de Saúde

 

Depois das atividades de lazer, que transformaram o Clube do SESI Amazonas, com seus quase 170 mil metros quadrados, num palco para brincadeiras, jogos e danças, os serviços de saúde foram os mais procurados pela população, com um total de 12.088 atendimentos.

O atendimento à saúde da mulher, que começou com uma semana de antecedência, graças à atuação da Carreta da Mulher, com a oferta de exames de mamografia e ultrassonografia, ofereceu, neste sábado, 400 exames em três dessas unidades móveis da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A dona de casa Luzilene da Mata, 37, moradora do bairro Coroado 3, esteve na Ação Global exclusivamente para usar os serviços de saúde. Acompanhada de duas filhas, ela conseguiu em tempo recorde o encaminhamento para fazer o exame de ultrassonografia do abdome, oferecido numa das três Carretas da Mulher. Na hora, Luzilene descobriu que está com excesso de gordura no fígado e já saiu do consultório com a indicação de tratamento. Segundo ela, foi a primeira vez que pôde fazer o exame de tal complexidade por dificuldade de acesso na rede de saúde.

 

Teste rápido

 

No período da manhã, os voluntários da área da saúde atenderam cerca de 200 pessoas no teste rápido das hepatites B e C, HIV e sífilis. A ação foi realizada em parceria com SESISAÚDE, Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e da Coordenação Municipal de DST/Aids.

A facilidade de receber os resultados dos exames após 30 minutos motivou a dona de casa Carla Souza, de 21 anos, a fazer o teste rápido para essas doenças crônicas. Carla revelou que sempre foi saudável, mas tinha curiosidade sobre essas doenças que têm exames muito específicos. Grávida de nove meses da primogênita Alexia, ela recebeu com alívio os resultados negativos das quatro doenças avaliadas.

“Fiquei muito feliz de receber estes resultados, tendo a certeza de que não tenho nada. Este foi um dos serviços mais importantes que tive na Ação Global. Saber que estou com a saúde em dia para receber minha filha é algo maravilhoso”, disse Carla Souza.

A assistente social do SESISAÚDE, Veremity Pereira, lembra que a hepatite B e C, sífilis e Aids são doenças para as quais a medicina ainda não encontrou cura, mas são tratáveis e que o portador delas pode ter qualidade de vida procurar tratamento logo no início. Veremity orientou as pessoas que fizeram os testes, alertando sobre os cuidados de manter a vida livre dessas doenças, bem como, indicando especialistas, caso fosse constatado resultado positivo em um dos exames.

 

Indústrias voluntárias

 

Uma das 38 empresas do PIM a participar da Ação Global este ano, a Nokia do Brasil levou cerca de 100 voluntários para prestar serviços médicos e recreativos. Segundo a gerente de Saúde e Segurança Ocupacional da Nokia, Marília Ruozz, 43, a Nokia, a Fundação Nokia e o Instituto Nokia de Tecnologia fizeram parceria para oferecer atividades lúdicas para crianças, como peça teatral, pintura facial, desenho, leitura, brincadeiras com balões, além do cadastro de currículos, por meio da equipe do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT). “Também doamos 2 mil lanches para os voluntários e trouxemos médico e dentista para atender a população”, disse Ruozz.

Maria de Nazaré Monteiro, 52, moradora de Eirunepé, a 1.245 quilômetros de Manaus, veio pela primeira vez à Ação Global e foi atendida pelo clínico geral da Nokia, médico Jorge Carneiro. “Eu achei maravilhoso. Eu tenho diabetes e fiz uma operação de tireoide, estava precisando de uma orientação médica. Foi ótimo me consultar aqui”, disse a dona de casa. O médico também estava estreando na Ação Global. “Me surpreendi com a quantidade de pessoas, espero contribuir ao máximo”, disse o voluntário.

A indústria Copag, fabricante de cartas de baralho, montou estande com o tema “A mulher dá as cartas”. No espaço, a assistente social Viviane Trindade ministrou palestras sobre Saúde e Qualidade de Vida da Mulher, com orientação sobre família, prevenção, amamentação, entre outros. Segundo a coordenadora das ações da Copag na Ação Global, Joana Ramos, também foram oferecidas atividades lúdicas, como pintura facial, jogos de cartas, desenho e pintura.

Oferecendo cursos de garçom e camareira, o Hotel Holiday Inn, cadastrou mais de 200 pessoas para contatos posteriores à Ação Global para o preenchimento de 80 vagas. Os cursos serão realizados nos meses de julho a dezembro. Para quem se inscreveu na Ação Global, os resultados da seleção serão informados por telefone até o início de julho.

Gisele Gomes da Silva, 31, esteve na Ação Global à procura de emprego e se deparou com as inscrições do Hotel Holiday Inn. Depois de fazer sua inscrição, ela se cadastrou no Instituto Nokia de Tecnologia, que estava oferecendo serviço de elaboração, cadastramento e impressão de currículo. Essa é a segunda participação de Gisele na Ação Global: em 2012, ela levou os dois filhos para cortar o cabelo e fez, ela mesma, manicure e pedicure, além de limpeza dentária. "Saímos satisfeitos com o atendimento realizado pelos profissionais da Ação Global", disse Gisele.

De acordo com a gerente de Responsabilidade Social do SESI Amazonas, Simônica Sidrim, coordenadora do programa, o principal objetivo da Ação Global, de montar uma rede de solidariedade para proporcionar o acesso de brasileiros à cidadania, qualidade de vida, entretenimento e lazer, foi conquistado. Para ela, foi exatamente isso o que aconteceu neste sábado, no Clube do Trabalhador do Amazonas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019