Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Prefeitura de Manaus qualifica tutores para processo de reordenamento da Atenção Primária à Saúde
Por Eurivânia Galúcio, SEMSA
segunda-feira, 20 de maio de 2013
 
 
 

Prefeitura de Manaus qualifica tutores para processo de reordenamento da Atenção Primária à Saúde
/

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou o processo de qualificação de 40 tutores que acompanharão o reordenamento da Atenção Primária à Saúde junto aos profissionais das Unidades Básicas no município. O reordenamento tem como objetivo melhorar a qualidade de atendimento e garantir um melhor acesso da população aos serviços de saúde.

O processo inicial de qualificação aconteceu durante a 1ª Oficina de Organização dos Macroprocessos da Atenção Primária à Saúde no município de Manaus, iniciada nesta segunda-feira, dia 20, na Universidade Nilton Lins (Avenida Professor Nilton Lins, nº 3.259, Parque das Laranjeiras), das 8h às 16h, como parte do projeto de consultoria do sanitarista Eugênio Vilaça.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que o reordenamento da Atenção Primária à Saúde no município de Manaus vai exigir mudanças no processo de trabalho, o que envolverá os 10 mil profissionais que atuam na Semsa. “Depois de qualificados, os tutores poderão atuar como referência junto aos profissionais que trabalham diretamente com a população, colaborando com a implantação de um novo processo de trabalho, mais resolutivo, que permita melhor acesso aos serviços e melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde”, explicou Evandro Melo.

Os tutores que participaram da oficina foram selecionados entre profissionais dos Distritos de Saúde Leste, Norte, Oeste e Leste. Inicialmente, os participantes irão realizar a análise situacional da Atenção Primária à Saúde e elaborar um plano para a implantação das ações práticas em oito Unidades Básicas de Saúde, selecionadas como “laboratórios” para o processo de reordenamento.

De acordo com o consultor Marco Túlio Ferreira, um dos objetivos da qualificação dos tutores é preparar os profissionais para replicar a metodologia utilizada em ações de “campo”, incluindo ferramentas de monitoramento e diagnóstico da Atenção Primária à Saúde nas Unidades Básicas. “São esses profissionais que atuam no que chamamos de “ponta” dos serviços de saúde e é importante que tenham compreensão sobre o projeto de reordenamento da Atenção Primária e que possam entender que é possível organizar melhor o processo de trabalho para trazer maior resolutividade para as demandas da população, melhorar a qualidade e o acesso aos serviços, sem que isso resulte em aumento de trabalho. O importante é que todos estejam motivados a colaborar na construção do novo modelo de Atenção Primária à Saúde em Manaus”, destacou Marco Ferreira.

A oficina será encerrada nesta terça-feira, dia 21, das 8h30 às 17h30, com visita às Unidades Básicas de Saúde que servirão como “laboratórios” para conhecer as equipes de trabalhadores e apresentar as propostas elaboradas.

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019