Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Implurb embarga obra no Palacete Silvério Nery
Por Cláudia do Valle, Ascom Implurb
segunda-feira, 20 de maio de 2013
 
 
 

 

Importante imóvel do conjunto arquitetônico do Centro de Manaus, o Palacete Silvério Nery, na avenida Joaquim Nabuco, esquina com a rua dos Andradas, 278, teve a obra embargada pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), nesta segunda-feira, 20. O embargo aconteceu em razão de uma vistoria técnica onde foi constatado que houve alteração no projeto de reforma, aprovado pelo Implurb. O processo foi licenciado em outubro de 2012 e obra que em execução continha, inclusive, demolições internas não previstas na autorização concedida.

O caso chegou ao Implurb a partir de uma denúncia feita no domingo, 19, de que o imóvel estava sendo demolido. Ainda no domingo, equipes de fiscalização do Implurb, da Defesa Civil e assessores da Secretaria Extraordinária de Requalificação do Centro (Semex) estiveram na avenida Joaquim Nabuco, verificando a denúncia. No local estavam apenas pedreiros, que tiravam madeira da área interna, do teto e assoalho.

Em razão da importância histórica do antigo casarão, datado de 1899, o próprio presidente do Implurb, Roberto Moita, esteve no endereço verificando a situação da reforma. Ao revisar o projeto, a vistoria da Gerência de Levantamento Técnico (GLT) constatou que houve demolição interna da escada original, de todo o piso do primeiro e segundo pavimentos – o empreendimento tem três pavimentos –, há uma demolição de um segmento da fachada e que toda a alvenaria que estava sobre os pisos foi derrubada. No palacete hoje só estão de pé as paredes externas e os pilares do meio da edificação, sem escoras, o que contraria os pedidos apresentados para obtenção da licença. O laudo informa ainda que foi retirado todo o madeirame: pisos, escada, vigas e pilares.

O embargo foi feito pelo desacordo com a autorização de reforma, que previa, entre outros, reconstituição da fachada histórica com recomposição dos elementos estéticos, como esquadrias, cimalhas, frisos, molduras e demais ornatos na forma original (nada iniciado); implantação de lajes pré-moldadas; aplicação de revestimento cerâmico interno para o piso dos dois pavimentos na cor bege; aplicação de revestimento em ladrilho hidráulico antiderrapante para o piso externo; aplicação de mármore carrara para as paredes divisórias dos banheiros; pintura na cor branca das portas de madeira de lei; entre outros.

A Defesa Civil alertou para a necessidade de a fachada receber um escoramento durante os trabalhos internos, a fim de reduzir qualquer possibilidade de risco e dano. Mas até a regularização da obra, a mesma deverá permanecer paralisada.

A certidão de reforma sem acréscimo foi cancelada pelo Implurb em razão da vistoria ter encontrado situação diferente do documento. No embargo, a fiscalização verificou obstrução de logradouro público com exposição de madeira, com pregos fixados, pelo portão principal da casa.
Parte de um importante conjunto arquitetônico, que incluí a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e Faculdade de Direito da Ufam, o palacete foi construído como residência do político Silvério Nery (senador e governador) e serviu também, nos anos 80, como sede da Câmara Municipal de Manaus.

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019