Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Susam capacita profissionais para implantação da classificação de risco, nos serviços de urgência e emergência
Por Três Comunicação,
terça-feira, 21 de maio de 2013
 
 
 

Profissionais que atuam nas unidades de urgência e emergência da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) estão participando, nesta terça-feira (21), da Capacitação em Acolhimento e Classificação de Risco. O curso faz parte do processo de preparação dos hospitais e prontos socorros da rede pública para adoção de um novo modelo de atendimento, baseado no protocolo de classificação de risco. O treinamento está sendo realizado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/UEA), na Cachoeirinha.

Com a classificação de risco, o atendimento prioritário, mediante triagem, é feito considerando a gravidade do estado de saúde do paciente, em substituição ao conceito de ordem de chegada na unidade. É uma estratégia que se destina fundamentalmente a diminuir os riscos de sequelas, complicações e óbitos dos pacientes graves. “A capacitação das equipes começou no final de abril e com a turma que começa nesta segunda-feira, com 25 pessoas, já chega a 50 o número de profissionais treinados”, informa o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

O secretário destaca que a implantação da classificação de risco atende às diretrizes da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política de Redes de Atenção de Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde. A medida também está inserida nos preparativos da rede de saúde da capital, para a Copa do Mundo de 2014.

Na área de urgência e emergência, a Susam pretende iniciar a implantação da classificação de risco pelos prontos socorros da rede estadual que atendem o público adulto: 28 de Agosto, João Lúcio Machado e Platão Araújo. Posteriormente, o modelo será estendido aos prontos socorros da criança e aos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs).

Protocolo Manchester – O secretario adjunto de Atenção Especializada da capital, Wagner William de Souza, explica que na rede de urgência, o Governo do Amazonas adotará o Protocolo de Classificação de Risco Manchester, criado na Inglaterra, difundido em vários países da Europa e já adotado por outros Estados brasileiros. “Durante a capacitação, os profissionais estão conhecendo as regras do protocolo e sendo treinados para adotá-las na rotina de atendimento da unidade”, explica Souza.

A classificação de risco é uma importante ferramenta na organização do fluxo de atendimento e tem como objetivo determinar a prioridade clínica dos pacientes, identificando rapidamente aqueles que apresentam risco de morte ou perda de função de um órgão ou membro.

O protocolo baseia-se em categorias de sinais e sintomas e contém 52 fluxogramas de atendimento, dois deles para aplicação em situações com múltiplas vítimas (como grandes acidentes ou catástrofes) e os 50 restantes que orientam os atendimentos de rotina da unidade, conforme a situação/queixas apresentadas pelo paciente. Baseado na triagem feita a partir dos sinais e sintomas apresentados, os pacientes são classificados por cores, que representam o grau de gravidade e orientam o tempo de espera recomendado para o atendimento.

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019