Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



CIN capacita em comércio exterior
Por Sistema FIEAM,
quarta-feira, 22 de maio de 2013
 
 
 

CIN capacita em comércio exterior
/

A internacionalização dos negócios e os processos burocráticos de exportação dominaram a discussão na capacitação “Como estruturar a um departamento de comércio exterior”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), ontem, 21, no Hotel Go Inn Manaus.

De acordo com o consultor Luis Roberto de Oliveira, as empresas precisam, inicialmente, se questionar se estão prontas para ingressar no mercado externo. É importante que estejam preparadas para a ampliação de mercado, com reservas de tempo e dinheiro para serem empregadas nesta iniciativa.

“Estruturar um setor voltado ao atendimento de clientes internacionais requer investimentos, pois o comércio exterior é complexo e demanda pessoas qualificadas, produtos e negócios bem estruturados”, explica Oliveira, destacando que toda organização, ao começar sua internacionalização deveria ter noções dos trâmites aduaneiros e do que envolve a exportação.

Com experiência de mais de 10 anos em relações de negócios internacionais, atuando como consultor, fiscal, professor e instrutor, Luis revela que na busca por novos mercados, o departamento de comércio exterior de uma empresa é indispensável para gerir de maneira correta toda a dinâmica da exportação. A partir da organização desta central, as demais ações de estruturação seriam organizadas simultaneamente.

Critério indispensável no primeiro momento de estruturação do setor é a seleção do responsável pelo departamento, um porta-voz da empresa que tenha domínio do inglês e que contribua com a aproximação da empresa ao seu público alvo. O instrutor informa que um dos primeiros passos de transformação para a internacionalização é a criação do site da organização em dois idiomas, seguidas do preparo deste interlocutor e do empresário para participação em feiras e rodadas de negócios em países estrangeiros com a perspectiva de conhecer e ampliar contatos com clientes em potenciais.

O analista de comércio exterior da Reck Aduaneira, Thyago Vogel, atua com relações internacionais há nove anos e destaca que na Reck, mais de 40 funcionários trabalham nos trâmites aduaneiros para aproximadamente 50 empresas dos segmentos industriais e de comércio. De acordo com o analista o fluxo da exportação e importação não é fácil, por isso a necessidade do profissional estar atento às atualizações e novos conhecimentos sobre recursos e processos que envolvem tais atividades.  

“A programação de cursos do CIN é importante para quem trabalha diretamente com exportação e importação. Nessas capacitações adquirimos novos pontos de vistas do mercado internacional e de como chegar nele”, disse Thyago Vogel.

Essa capacitação foi a segunda deste ano, organizada pelo CIN, que conta com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Em junho está previsto o próximo curso sobre “Negociações internacionais”, treinamento que visa fornecer ao profissional ou estudante de comércio exterior conhecimento de como planejar e participar de negociações internacionais, permitindo que desenvolvam um método e criem indicadores que lhes permitam controlar de forma eficaz a evolução empresarial nesses processos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019