Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Tutores visitam Unidades de Saúde para iniciar processo reordenamento da Atenção Primária
Por Eurivânia Galúcio, SEMSA
quarta-feira, 22 de maio de 2013
 
 
 

Tutores visitam Unidades de Saúde para iniciar processo reordenamento da Atenção Primária
/

Os 40 tutores qualificados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para acompanhar o reordenamento da Atenção Primária realizaram, na terça e quarta-feira, dias 21 e 22 de maio, a primeira visita técnica às Unidades Básicas que foram selecionadas para servir como laboratório para o processo de melhoria da qualidade dos serviços de saúde em Manaus.

As visitas foram organizadas dentro da programação da 1ª Oficina de Organização dos Macroprocessos da Atenção Primária à Saúde (APS), iniciada na segunda-feira, dia 20, na Universidade Nilton Lins (Avenida Professor Nilton Lins, nº 3.259, Parque das Laranjeiras), como parte do projeto de consultoria do sanitarista Eugênio Vilaça para o reordenamento da Atenção Primária à Saúde.

Na terça-feira, dia 21, as visitas foram direcionadas ao Módulo de Saúde da Família Josephina Melo, Jorge Teixeira I, e à Unidade Básica de Saúde (UBS) Avelino Pereira, João Paulo, ambos na zona Leste, e às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Norte – 09, Novo Aleixo, e Norte – 32,  Novo Israel, na zona Norte. Além dessas, foram visitadas outras quatro UBSs: UBS Santos Dumont, Flores, e UBFS Oeste - 19, Compensa; UBS Morro da Liberdade, Morro da Liberdade e UBSF – Sul 53, bairro Flores.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, informou que as visitas fazem parte do processo de qualificação dos 40 tutores, profissionais que trabalham em contato direto com a população e vão colaborar com o reordenamento da Atenção Primária à Saúde, replicando o método de trabalho junto aos demais trabalhadores de saúde e esclarecendo sobre a importância da mudança do modelo para a melhoria dos serviços.

O médico Marco Antônio Matos, um dos consultores do projeto de reordenamento da APS, informou que as oito Unidades de Saúde serão utilizadas como laboratório para a implantação dos processos iniciais de reordenamento dos serviços.

“Vamos organizar os serviços a partir de um diagnóstico sobre a população que é atendida nas Unidades de Saúde. Para isso, os profissionais serão orientados sobre os processos de territorialização, com diagnóstico da área de abrangência, cadastro das famílias com classificação de risco, organização da demanda espontânea e demanda programada e a definição de metas a serem atingidas”, explicou Marco Matos.

A Semsa pretende realizar sete oficinas durante o ano para a qualificação continuada dos 40 tutores.

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019