Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Prodam implanta projeto PTTMetro no Amazonas
Por Três Comunicação,
quarta-feira, 22 de maio de 2013
 
 
 

Iniciativa pioneira assegura troca de tráfego mais veloz aos integrantes da rede

A empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) acaba de se tornar o primeiro Ponto de Interconexão (PIX) com acesso ao Ponto de Troca de Tráfego (PTTMetro Manaus), no Amazonas. O PTTMetro permite a interconexão direta entre os Sistemas Autonomos  integrados ao projeto. Com a iniciativa, os participantes do PTT interligados pelo PIX da Prodam poderão trafegar dados e informações sem depender das operadoras de Telecom locais, o que vai proporcionar um salto de qualidade na velocidade do tráfego de dados.

O PTTMetro é um projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr), cujo objetivo é assegurar a interconexão direta dos Sistemas Autônomos que compõem a Internet brasileira, por meio de vários Pontos de Interconexão, como é o caso da Prodam. O Sistema Autônomo é uma grande rede de comunicação formada por uma coleção de roteadores e computadores, que segue uma arquitetura de rede de longa distância (WAN). No Amazonas, a Prodam é gestora do Sistema Autônomo do Governo do Estado. Já estão conectados ao PIX da Prodam empresas como a Net e Eyes NWhere.

O diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva, explica que uma das vantagens de integrar o PTTMetro é que as instituições interligadas podem trafegar dados com velocidade  muito maior entre si, em comparação aos sistemas de provedores tradicionais, elevando a velocidade de navegação da casa dos megabytes para gigabytes. Ele frisa que para fazer parte da rede, a instituição deve ser ou se transformar em Sistema Autônomo, com registros de blocos de números de IP (Protocolos de Internet) próprios, junto às autoridades de Internet.

Paiva destaca que a proposta é buscar a integração de novas instituições ao PTTMetro, por meio do PIX da Prodam, observando que os benefícios de integrar o projeto se estendem, também, aos usuários de Internet no Amazonas, vinculados às empresas participantes do projeto. “A partir da integração, é possível dar um salto de melhoria de 100% na qualidade de troca de dados e informações para órgãos e entidades do Governo do Estado. Isso significa uma melhoria na disponibilização de serviços e programas de governo eletrônico”, destacou.

O supervisor de redes locais da Prodam, Haroldo Cohen, frisa que, podem se tornar Sistemas Autônomos  qualquer empresa pública ou privada que justifique o uso de um ASN (Autonomous System Number), a fim de prestar serviços de conectividade de maior qualidade e estabilidade. Em Manaus, empresas como a Bemol já manifestam interesse em se interligar ao PIX da Prodam. E, nesses casos, a vantagem de ser um Sistema Autônomo é ganhar independência em relação ao provedor de acesso. Entre as organizações que já optaram pelo modelo estão Google, Globo.com, entre tantas outras.

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019