Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Noite de homenagens da indústria: FIEAM promove Industrial do Ano na sexta-feira
Por Sistema FIEAM,
quarta-feira, 22 de maio de 2013
 
 
 

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) promove nesta sexta-feira (24), no Clube do Trabalhador do Amazonas, o evento Industrial do Ano. O presidente da Recofarma e da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa receberá, do presidente da FIEAM, Antonio Silva, o título de Industrial do Ano 2013.

Nascido e criado em Monterrey, México, Xiemar Zarazúa, 52, é formado em economia e pós-graduado em finanças. Está prestes a completar 30 anos na companhia, onde ingressou com 23 anos de idade.

Zarazúa está no Brasil desde 2008, no comando do Grupo Coca-Cola do país. “A experiência à frente das operações da companhia na América Latina me mostrou o quanto a herança ibérica de nossos países nos une e nos identifica. É um prazer imenso estar tão presente na Amazônia, tendo a oportunidade de participar do desenvolvimento da região que abriga a maior biodiversidade do mundo”, afirma.

A empresária Fátima Barreto Sales, 60, da Cupuama do Amazonas Indústria, Comércio e Exportação Ltda, é a Microindustrial do Ano 2013. Há 18 anos, a cearense Fátima e o marido Alcides Sales transformaram o sítio da família em uma empresa especializada na produção e venda de polpa de cupuaçu. Localizada no Careiro (102 km de Manaus), a Cupuama possui 11 funcionários diretos, mas gera mais de mil empregos indiretos, pois conta com o apoio das famílias da comunidade vizinha.

Em 2012, a Cupuama vendeu 50 toneladas de polpa de cupuaçu e a empresa ainda utiliza a semente e os resíduos da fruta para produzir cosméticos, chocolate em pó, adubo e ração animal.

Pelo 2º ano consecutivo, a Recofarma Indústria do Amazonas Ltda, do segmento de concentrados e bases de bebidas da Coca-Cola Company, receberá o diploma de Exportadora do Ano 2012. A empresa produz mais de 250 fórmulas para o Brasil e mercados de exportação. Instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) há 23 anos, gera emprego para 212 funcionários efetivos e 200 para terceirizados e prestadores de serviços.

Em 2012, a Recofarma exportou US$ 200 milhões para Venezuela, Colômbia, Paraguai, Equador e Trinidad/Tobago, com crescimento de aproximadamente 40% em relação ao ano anterior, com montante de 6.700 toneladas de concentrados de bebidas vendidos.

 

Ordem do Mérito Industrial

 

A cada dois anos, a FIEAM homenageia personalidades que contribuem com o desenvolvimento da indústria e da região, por meio da Medalha do Mérito Industrial. Os homenageados desta edição são o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo do Amazonas (Fecomércio-Am), José Roberto Tadros e o comandante militar da Amazônia, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

O líder empresarial Roberto Tadros está há 27 anos no comando da Fecomércio-Am e é o primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), além de ocupar a cadeira nº 26 da Academia Amazonense de Letras, cujo patrono é Rui Barbosa.

O Sistema Fecomércio está com mais de 20 obras em andamento e com novos projetos. Em 6 de junho, vai inaugurar a 1ª faculdade SENAC do Norte do Brasil, com os cursos de Design Gráfico, Gastronomia, Projetos Gerenciais e Logística. Há projetos também no interior do estado. Em Manacapuru, a 84 km de Manaus, a instituição constrói hotel e colônia de férias destinados ao lazer do trabalhador do comércio.

        Destaque também para a construção do 2º barco-escola Sesc/Senac que oferecerá serviços odontológicos, saúde da mulher e biblioteca itinerantes.

O general Villas Bôas está em Manaus pela terceira vez em sua carreira militar, totalizando 8 anos de Amazônia. “Eu já servi no Brasil inteiro e garanto que não há nenhum local onde nós, militares, sejamos tão bem recebidos e que haja tanto entusiasmo e tanto carinho com as forças armadas”, disse, acrescentando que seu coração já é amazonense.

No comando militar da Amazônia, Eduardo enfrenta alguns desafios. “A Amazônia ainda é um grande vazio e o território brasileiro não está integrado totalmente. As forças armadas, em especial o Exército, são a única presença numa grande parte do território. Somos, para muitas populações, a única alternativa para atendimentos de necessidade básica. Por meio da nossa estrutura logística levamos energia, comunicações, transporte, educação, saúde, inclusive para as comunidades indígenas”, disse.

Outro grande desafio do exército é a proteção das faixas de fronteira. Desde 1999, o exército ganhou “poder de polícia” para combater crimes transnacionais. “Hoje a nossa principal preocupação é o combate ao narcotráfico. Infelizmente, 100% da cocaína produzida no mundo é proveniente da Colômbia, Peru e Bolívia, países que fazem fronteira com a Amazônia.  O Brasil, embora não seja produtor, é corredor de passagem e já é considerado o segundo maior consumidor de cocaína do mundo. Nosso desafio é grande, pois o tráfico está cada vez mais estruturado e organizado”, pontuou.

A solenidade do Industrial do Ano reunirá a diretoria da FIEAM, CIEAM e demais autoridades do cenário empresarial e político. O evento está em sua 49ª edição e contará com jantar animado pelo show da orquestra SESI Big Band.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2020