Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



SESISAÚDE informa sobre cuidados com o coração
Por Sistema FIEAM,
segunda-feira, 27 de maio de 2013
 
 
 

As doenças cardíacas, principalmente o infarto, são uma das mais comuns causas de morte no mundo. Essa tendência aumenta a importância dos cuidados com o coração e torna o médico cardiologista um profissional cada vez mais importante. O cardiologista é especializado no sistema cardiovascular e atua no diagnóstico de doenças cardíacas, prescrição de tratamentos, realização de exames e aconselhamento aos pacientes sobre estilo de vida saudável.

O SESISAÚDE, unidade de atendimento médico destinada, especialmente, para os trabalhadores da indústria e dependentes, possui dois cardiologistas em sua equipe de médicos. Os médicos George Fabian Cavalcante e Frederico Gustavo Santos, ambos formados pela Universidade Federal do Amazonas e pós-graduados em Cardiologia.

Segundo George Fabian, as doenças mais comuns em seu consultório são a hipertensão, diabetes e as coronariopatias, ou seja, patologias que atingem as artérias do coração.

O foco do atendimento dos médicos são os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus, mas o SESISAÚDE também atende a comunidade em geral. “Precisamos checar como está o colesterol do trabalhador, os triglicerídeos, além de verificar os hábitos, pois pessoas com hábito do tabagismo, sedentárias e obesas estão mais suscetíveis a desenvolver problemas no coração”, disse Frederico, acrescentando que é importante ficar atento à falta de ar e fortes dores no peito, que podem ser sintomas associados à necessidade de um tratamento cardíaco.

Fabian alerta também que mesmo uma pessoa magra pode ter problemas de coração. “Às vezes o magro que tem histórico familiar da doença e apresenta colesterol alto e hipertensão tem mais risco do que o gordo que não tem histórico familiar, nem colesterol alto, por exemplo. É importante manter os exames em dia e procurar o médico”, alertou.

O mito de que os homens sofrem mais do coração vem sendo derrubado pela nova geração de mulheres. “As mulheres agora vivem a rotina que antes era exclusivamente masculina. Elas se estressam mais no ambiente de trabalho, comem de forma errada, fumam e bebem e, consequentemente, desenvolvem problemas cardíacos. Hoje, acredito que metade dos meus pacientes são mulheres”, disse George.

Homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 55 devem procurar o médico cardiologista com regularidade para realizar exames. O SESISAÚDE possui laboratório de análises clínicas e também realiza o eletrocardiograma, exame que registra as variações dos potenciais elétricos do coração.

Alguns diferenciais do atendimento médico do SESISAÚDE, apontados pelos doutores, são a estrutura sempre limpa, salubre, que proporciona conforto ao paciente. “Os preços das consultas também são diferenciados e o paciente consegue marcar a consulta geralmente de forma satisfatória com atendimento personalizado. Nós ouvimos cada paciente com atenção, sem pressa e com carinho”, disse o George Fabian.

 

Receita para um coração saudável

As doenças do coração estão muito ligadas ao estilo de vida do paciente. Segundo os cardiologistas do SESI, uma alimentação saudável, rica em fibras, e com baixa ingestão de gorduras, sal e açúcar, combinado com a prática regular de exercícios físicos, são a receita para cuidar bem do coração.

Alguns alimentos ricos em fibras são as frutas como mamão, pêra, laranja, abacaxi, além dos cereais como trigo, aveia, granola, barra de cereais, pão integral e verduras e legumes como alface, beterraba e cenoura.

“O exercício físico é indicado para todas as pessoas, salvo as exceções ortopédicas. Até quem já sofreu infarto deve condicionar o corpo em atividades físicas, porém, é claro, cada um adaptado ao seu ritmo”, disse Frederico, acrescentando que a Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física por semana.

George Fabian atende as segundas e quintas-feiras (14h) e Frederico Santos atende segunda-feira (17h) e terças e sextas (08h). Para marcar uma consulta é necessário emitir a carteirinha do SESI. Os documentos necessários para a emissão são RG, CPF e Comprovante de residência, além da taxa de R$9,00. Para quem é industriário, os documentos são RG, CPF, Comprovante de Residência e Carteira de Trabalho. A taxa é de R$8,00. Para emissão de carteirinha de crianças é necessário apresentar certidão de nascimento. Mais informações: 3186-6610/6611

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2020