Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Municípios do Amazonas pedem mais celeridade e apoio federal
Por Press Comunicação,
segunda-feira, 3 de junho de 2013
 
 
 

O atraso no repasse de recursos e do socorro federal aos 36 municípios do interior do Amazonas que já decretaram Estado de Emergência devido à cheia deste ano é o tema da audiência que o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Iran Lima, participa nesta terça-feira (4), com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Brasília.

Segundo Lima, que também é prefeito de Boca do Acre (distante 1.027 Km da capital em linha reta), a verba de R$ 1,5 milhão liberada na portaria 219/2013 publicada na última sexta-feira (31) no Diário Oficial da União para as ações do governo estadual, são insuficientes para atender a demanda dos municípios, uma vez que pelo menos 20 cidades tem seu estado de emergência reconhecido e aprovado pela Defesa Civil federal desde fevereiro.

“Se não fosse o Governo do Estado, que está presente e auxiliando de forma humanitária e providencial, as coisas estariam muito piores. O pessoal em Brasília precisa agir mais rápido e olhar para os brasileiros do interior do Amazonas”, alertou Iran Lima.

Também presente na comitiva que vai à capital federal, o secretário da AAM, Tabira Ferreira, explicou que no município do qual é prefeito, Juruá, a situação chegou ao limite.

“O muro de arrimo na frente da cidade já caiu no rio. O governador Omar disponibilizou medicamentos, águas e cestas básicas, mas onde está o Governo Federal que não manda sequer uma canoa?”, questionou Tabira.

Ainda de acordo com o prefeito, apenas na última semana, 200 moradores da comunidade Antonina, na zona rural de Juruá, se mudaram para a sede fugindo das águas.

Dilma

Também faz parte da agenda de audiências e encontros do presidente da AAM em Brasília até a próxima quinta-feira (5), reunião com os diretores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para tratar da ampliação e renovação dos convênios para o transporte escolar e a manutenção e construção de creches no interior do Amazonas.

No Senado Federal, os representantes dos municípios amazonenses vão ao Instituto Interlegis para alinhar parcerias com o órgão do Legislativo destinadas a promover cursos de capacitação profissional nas câmaras municipais.

E na manhã de quinta (5), Iran Lima se reúne ainda com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, para apresentar as reivindicações das prefeituras amazonenses na XVI Marcha a Brasília, que acontece em julho na capital federal, com a participação de todos os prefeitos brasileiros e também da presidenta Dilma Rousseff.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019