Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Semsa e Conselho Municipal de Saúde iniciam 8ª Semana de Controle Social
Por Eurivânia Galúcio, SEMSA
segunda-feira, 10 de junho de 2013
 
 
 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde de Manaus (CMS/MAO) iniciaram na manhã desta segunda-feira, dia 10, a 8ª Semana do Controle Social.  A abertura do evento aconteceu no Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, reunindo representantes dos segmentos de gestores, de trabalhadores e de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na área de abrangência do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul).

Abordando o tema ‘Transversalidade das políticas públicas e a participação da sociedade no planejamento da saúde’, a abertura da programação da 8ª Semana do Controle Social também reuniu representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Assistência Social e Infraestrutura, e do Comando Geral da Polícia Militar (PM).

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, destacou a importância do Controle Social para o fortalecimento do SUS, enquanto política pública que busca a participação popular, onde é essencial a inclusão de gestores, trabalhadores e usuários na formulação, planejamento e acompanhamento dos serviços de saúde.

“Acredito que ainda é preciso avançar de forma mais efetiva no que se refere à participação do usuário no controle social do SUS, já que a participação dos três segmentos é fundamental na elaboração de propostas que possam beneficiar a saúde da população de forma integral”, explicou Evandro Melo.

Além do fortalecimento da participação social, a 8ª Semana do Controle Social busca envolver outras instituições que, de uma forma ou de outra, influenciam nas questões de saúde. O objetivo é avançar na formulação de políticas públicas transversais que envolvam vários segmentos da sociedade, garantindo a qualidade dos serviços e a resolução dos problemas.

“As causas externas, acidentes de trânsito e a violência urbana, são a segunda maior causa de mortes em Manaus. As zonas Leste e Norte são consideradas de alto risco para a dengue porque a população precisa acumular água por falta de abastecimento formal, o que ajuda na proliferação do mosquito transmissor da doença. Pesquisas apontam que o risco de mortalidade infantil é bastante reduzido quando a mãe tem um mínimo de oito anos na escola. São situações onde é preciso envolver as instituições de Segurança Pública e Trânsito, de Saneamento Básico e de Educação, que influenciam diretamente na qualidade da saúde, bem como as questões de Limpeza Pública e Meio Ambiente.  O desafio é estabelecer políticas públicas integradas que possam colaborar com as ações de saúde”, informou Melo.

Distritos de Saúde

A 8ª Semana do Controle Social foi organizada de forma a descentralizar a programação junto aos Distritos de Saúde (Disas), reunindo gestores, usuários e trabalhadores das zonas Sul, Leste, Oeste e Norte. Nesta terça-feira, dia 11, o evento terá continuidade no auditório da Escola Municipal Candido Honório Ferreira, Alvorada 2, das 8h30 às 12h00, para atender a população do Disa Oeste e Disa Rural.

Na quarta-feira, dia 12, a programação acontecerá no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA), no bairro São José Operário, reunindo gestores, trabalhadores e usuários do SUS na zona Leste. Na zona Norte, o evento acontecerá na quinta-feira, dia 13, na Escola de Tempo Integral Marcantônio Villaça II (Col. da Polícia Militar), no bairro Cidade Nova. A programação em todos os Distritos de Saúde é a mesma, com mesa redonda e debate sobre o tema “Transversalidade das Políticas Públicas de Saúde no município de Manaus e a participação da Sociedade no Planejamento da Saúde”.

Para o conselheiro municipal de Saúde João Bosco de Lima, representante dos usuários do SUS na zona Norte de Manaus, a programação da Semana do Controle Social tem como objetivo aproximar cada vez mais o Conselho Municipal de Saúde da população. “É importante que as pessoas conheçam o CMS, que saibam qual a função dos conselheiros e que entendam como colaborar nesse processo. É um trabalho difícil, mas que o CMS busca assegurar através de ações como o fortalecimento dos Conselhos Locais de Saúde”, informou o conselheiro.

A 8ª Semana do Controle Social será encerrada na sexta-feira, dia 14, com a comemoração do 22º aniversário do Conselho Municipal de Saúde, no auditório da Universidade Paulista – UNIP, na avenida Mario Ypiranga Monteiro, Parque 10 de Novembro, das 8h00 às 16h00.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019