Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



SMTU determina fiscalização para que Lei do Troco seja cumprida
Por Semcom,
segunda-feira, 10 de junho de 2013
 
 
 

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) enviou Ofício aos empresários do transporte coletivo, nesta segunda-feira, 10, com alerta para o cumprimento dos itens da Lei Orgânica do Município (Loman), que estabelece o direito ao troco dos usuários. A Prefeitura de Manaus determinou fiscalização constante para acompanhar o cumprimento da Lei e do Decreto que reduziu a passagem de ônibus para R$ 2,90.

De acordo com o artigo 257 da Lei Orgânica do Município (Loman), no inciso VI, “o usuário do transporte coletivo tem direito a receber troco integral quando efetuar o pagamento com moeda mais próxima a cinco vezes do valor de uma passagem inteira, sendo o passageiro transportado gratuitamente em caso de inexistência do troco integral". Ou seja, caso o cobrador não tenha o troco até o fim do itinerário do usuário, a viagem não será paga e o desembarque deve ser feito pela porta traseira.

Anexo ao Ofício, a Diretoria de Transportes da SMTU elaborou um comunicado que deve ser afixado dentro de todos os coletivos, em lugar visível para os passageiros. O aviso ressalta os direitos do usuário respaldados pela ‘Lei do Troco’.

No documento enviado pela SMTU, todas as empresas de transporte urbano também estão obrigadas a cumprir a emenda da Lomam, de 03 de maio de 2011, que acrescenta o inciso VII com a seguinte determinação: “o dinheiro que servirá de troco aos passageiros deverá ser providenciado pelas empresas e repassado aos cobradores dos coletivos no início da cada jornada de trabalho".

Caso o passageiro não receba o troco e nem teve concedida a gratuidade da viagem, ele deve ligar para o telefone 118, da SMTU, para denunciar o fato e informar o número de série do coletivo, a linha e a hora em que ocorreu o problema.  A empresa denunciada será notificada pela SMTU.


Números

De acordo com a SMTU, 22 milhões de pessoas utilizam o sistema de transporte coletivo convencional, por mês, em Manaus. Do universo total de passageiros, 48% usam cartões com créditos de passagem para pagar a tarifa. Desses, 27% usam o Cartão Vale Transporte; 19% usam o Cartão Estudantil e 2% usam o Cartão Cidadão.  Os outros passageiros estão assim identificados: 38% pagam a passagem em dinheiro e 14% não pagam tarifa (idosos, pessoas com deficiência e usuários da Integração Temporal). Os pagantes totalizam 17,5 milhões de passageiros.

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019