Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Semsa promove ações de combate à violência
Por Semcom,
terça-feira, 11 de junho de 2013
 
 
 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar na sexta-feira, 14, e no sábado, 15, uma série de ações de combate à violência praticada contra os idosos no município de Manaus. A programação vai marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, E vai alertar a sociedade sobre a existência da violência que é praticada contra os idosos e orientar sobre como identificar esse tipo de atitude.
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, as ações programadas serão momentos de sensibilização e de reflexão para os profissionais de saúde e para toda a sociedade de Manaus. “A fragilidade e vulnerabilidade fisiológica torna a população idosa vítima em potencial dos vários tipos de violência, podendo causar lesões, doenças, isolamento e depressão. A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa um importante problema de saúde pública que precisa ser enfrentado pela sociedade”, explica Evandro Melo.
 
As ações serão desenvolvidas pelos núcleos de Saúde do Idoso e de Prevenção a Risco à Saúde por Causas Externas da Semsa, por meio das equipes dos Distritos de Saúde (DISAs) Norte, Leste, Sul, Oeste e Fluvial. No dia 14, abordando o tema “Use o amor, não a violência”, cada DISA irá reunir idosos para discutir o tema, envolvendo também crianças, adolescentes e adultos.
 
A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, enfermeira Maria Eliny Ribeiro da Rocha, informa que dia 14 serão realizadas ações no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Armado Mendes/DISA Norte, às 9h; no CCI Geraldo Magela/DISA Leste, às 14h; e no CCI Deodato de Miranda Leão/DISA Oeste, 9h. Neste mesmo dia, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Montenegro/DISA Sul irá realizar ações na sede da Manausprev, 8h.
Já o DISA Fluvial vai promover ações nos Postos de Saúde Rural (PSRs) Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Livramento, no dia 21 de junho. “O nosso objetivo é, por meio de atividades lúdicas, orientar os idosos sobre o combate à violência e sensibilizar crianças, adolescentes e adultos para a prevenção a qualquer tipo de violência”, informa a enfermeira.
No sábado, dia 15, o DISA Norte irá realizar nas Unidades de Saúde Áugias Gadelha, no bairro Cidade Nova, e Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina, que funcionam em horário estendido, ações de sensibilização dos usuários em Sala de Espera. Já o DISA Leste vai participar de caminhada de conscientização promovida pela Pastoral do Idoso.
Em Manaus, segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos é de 108.081 pessoas, sendo que o crescimento da população idosa a partir dos 60 anos tem sido expressivo, principalmente entre o subgrupo de mais de 80 anos. “As projeções nacionais apontam que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar, aproximando-se de 29,7% da população, e que, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil. Por essas projeções, é imprescindível que os municípios estejam atentos para o cuidado à saúde da pessoa idosa”, alerta Maria Eliny.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019