Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Campanha promove ações de combate à violência contra o idoso
Por Semcom,
terça-feira, 11 de junho de 2013
 
 
 

 A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), e em parceria com o Fórum Permanente do Idoso e os Conselhos Municipal e Estadual do Idoso realizam a Semana de Combate à Violência Contra o Idoso. A campanha, intitulada ‘Use o AMOR, Não à Violência’, terá diversas ações pela cidade, que começam nesta quarta-feira (12) e vão até o sábado (15), data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso.
 
O objetivo da semana é alertar a população sobre os números alarmantes da violência sofrida pelos idosos, em Manaus, e motivar a sociedade a se unir e lutar para combater e denunciar essa prática. Também participarão da campanha as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), de Desporto e Lazer (Semdej), de Educação (Semed), de Comunicação (Semcom), o Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (ManausPrev), a Fundação Municipal de Cultura e Artes (Manauscult), o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Delegacia Especializada de Crimes Contra o Idoso (DECCI).
 
A campanha inicia, nesta quarta-feira (12), com uma panfletagem, das 7h às 9h, que ocorrerá simultaneamente na Bola do Eldorado e na Avenida Djalma Batista com Rua Pará. Nessa primeira ação, serão divulgados os dados da violência contra os idosos registrados pela DECCI e números para denúncia. Conforme registros da DECCI, em média, cinco idosos sofreram algum tipo de violência por dia, em Manaus, nos quatro primeiros meses deste ano, um total de 648 denúncias. “É comum ouvirmos casos de discriminação contra o idoso seja no ônibus, na rua ou em órgãos públicos. A discriminação é uma violência e é responsável pelo maior número de ocorrências registradas na Delegacia do Idoso aqui em Manaus. Há também casos de ameaça, perturbação, lesão corporal, maus tratos, abandono, negligência, dentre outros. Por isso que é importante a população saber quais são os tipos de violência, como denunciar, para onde ligar (Disk 100 – nacional e disk-idoso 165 da FDT)”, afirmou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, ao enfatizar que a maioria dos casos de maus tratos sofridos pelo os idosos ocorrem dentro da própria família. 
 
Na quinta-feira (13), será realizado um ‘Fórum de discussões sobre as violências sofridas pelos idosos’, das 13h30 às 16h30, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul. Comporão a mesa do evento representantes de grupos de idosos de Manaus, do Fórum Permanente do Idoso, dos Conselhos Estaduais e Municipais do Idoso, da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o delegado da DECCI, Luiz Veiga.
 
Às 9h de sexta-feira (14), as Escolas Municipais Gilberto Mestrinho, na Rua Doutor Thomas, Nossa Senhora das Graças; Waldir Garcia, na Travessa Pico das Águas, São Geraldo; e a Vila Lobo, na Rua Sátiro Dias, São Francisco, receberão os ‘Doutores da Alegria’ para atividades que promovam a educação e respeito à terceira idade.
 
E para finalizar a semana, no sábado (15), Dia Mundial de Combate a Violência Contra o Idoso, o Fórum Permanente do Idoso organizará uma caminhada com o apoio da Prefeitura de Manaus e demais órgãos municipais e estaduais responsáveis pela política do idoso. O evento terá uma concentração, às 7h, em frente à Esplanada da Avenida Autaz Mirim, no Jorge Teixeira, próximo a entrada da Feira do Mutirão. Às 7h30 inicia a caminhada, que encerrará na Bola do Produtor com um grande abraço.
“Convidamos a sociedade a participar desta caminhada, que visa além de destacar as principais dificuldades e violências sofridas pelos idosos, unir forças para garantir o respeito e direitos da terceira idade”, concluiu, a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz.
 
Programação da campanha ‘Use o AMOR, Não à Violência’:
 
Dia 12 (quarta-feira): Panfletagem das 7h às 9h, nas Avenida Djalma Batista com Rua Pará e na Bola do Eldorado;
Dia 13 (quinta-feira): ‘Fórum de discussões sobre as violências sofridas pelos idosos’, das 13h30 às 16h30, no auditório do PMI (Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças);
Dia 14 (sexta-feira): Ação de educação e sensibilização em três escolas municipais com ‘Doutores da Alegria’, às 9h;
Dia 15 (sábado): Caminhada ‘Use o AMOR, Não à Violência’, que saíra, às 7h30, da Esplanada, na Autaz Mirim, Jorge Teixeira, próxima a Feira do Mutirão, e irá até a Bola do Produtor.
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019