Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Manaus é a capital que mais vacinou crianças contra a paralisia infantil
Por Cláudia Barbosa, SEMSA
terça-feira, 11 de junho de 2013
 
 
 

A capital do Amazonas é a que mais imunizou crianças contra a paralisia infantil, desde que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi deflagrada no dia 8 de junho, no Dia D da vacinação. Até esta terça-feira, 11, Manaus já tinha protegido contra a doença 82,47% dos menores de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A segunda capital em números é o Rio de Janeiro, que atingiu o percentual de 64,87% e, em terceiro lugar, São Paulo com 58,63%.
 
A campanha se estende até o dia 21 de junho e os pais que ainda não levaram seus filhos para se proteger contra a paralisia infantil, precisam levar na unidade de saúde mais próxima de casa. “Na campanha de vacinação contra a gripe, Manaus foi também a primeira capital do País a atingir a meta e agora também com a poliomielite, o município também está acima das outras cidades do Brasil. Isso demonstra o esforço de mais de cinco mil pessoas que estão envolvidas na vacinação e a determinação do prefeito Arthur Neto que quer que a Semsa vacine 100% de todas as crianças da faixa etária da campanha”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo. 
 
A abertura da campanha foi feita neste último sábado, na Policlínica Antônio Comte Telles, no São José, pelo prefeito Arthur Neto e o secretário Evandro Melo, que anunciaram que Manaus vai vacinar 100% das crianças, ou seja, 160.733 menores na faixa etária da campanha.
 
“Temos que proteger nossas crianças e nós vamos atrás delas onde elas estiverem. Colocamos quase mil postos para que os pais não deixem de vacinar os filhos pequenos. São duas gotinhas que salvam vidas”, disse o prefeito.
 
Evandro Melo, disse que mesmo com a poliomielite erradicada no Brasil, o País deve continuar com suas campanhas de vacinação, para não correr o perigo de a doença voltar. “A poliomielite causa a paralisia infantil e até mesmo a morte. Então, os pais têm que ter consciência da importância de vacinar as crianças. “A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que atinge principalmente crianças de até cinco anos e é transmitida por via oral, sendo que o poliovírus pode estar presente nas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada, favorecendo a transmissão para pessoas não vacinadas”, lembrou.
Os postos
A Semsa colocou 997 postos de vacinação espalhados pela cidade, sendo 769 postos fixos e 228 volantes. Além da vacinação nas Unidades de Saúde, foram montados postos com a vacina em locais de fácil acesso para a população, como supermercados, shoppings, igrejas, associações comunitárias.
Os bebês com menos de seis meses, ou os que nunca tomaram a gota da pólio, receberão a dose injetável da vacina. Evandro Melo alerta que os pais devem levar aos postos de saúde a caderneta de vacinação de seus filhos. “Além da proteção contra a pólio, os pais também têm a oportunidade de atualizar a carteirinha de vacinação das crianças, porque a unidade de saúde confere as vacinas que estão faltando”, afirmou.
Caso os pais tenham perdido o cartão de vacinação da criança, a unidade de saúde fornecerá um comprovativo de que o menor tomou a vacina. Não há contra-indicações para a vacina contra a paralisia infantil. Mesmo com febre, abaixo de 38º, resfriado ou qualquer intercorrência no dia da Campanha, a criança deverá receber a vacina contra a poliomielite.
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019