Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Prefeitura promove palestra e curso voltados para controle e auditoria na gestão pública
Por Três Comunicação,
terça-feira, 18 de junho de 2013
 
 
 

A Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (FESPI) irá promove, nesta terça-feira (18), a palestra “Controle Primário na Gestão Pública”, ministrada pelo controlador geral adjunto do município, Arnaldo Gomes Flores, no horário de 15h às 17h, na sede da FESPI, na avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras. A palestra marca a abertura do curso de ‘Aperfeiçoamento em Auditoria e Controle Interno’, oferecido pela Prefeitura de Manaus a servidores municipais.

O curso é direcionado a servidores municipais atuantes no setor financeiro ou que desenvolvam atividades relacionadas à auditoria e controle interno, licitação e contratos e áreas afins.

A diretora-presidente da FESPI, Luiza Bessa Rebelo, explica que, no site do órgão http://fespi.manaus.am.gov.br/, os interessados podem fazer inscrições para o primeiro módulo do Aperfeiçoamento, com foco em “Instrução de Processos”, que terá início na segunda-feira (24) e ocorrerá até o dia 2 de julho, também na sede da FESPI, sempre no horário de 14h às 17h.

No caso da palestra de abertura, a diretora frisa que serão abordados temas relacionados ao Controle Primário – um processo integrado de gestão, que envolve dirigentes e servidores, voltado para fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial. No encontro, os participantes aprenderão sobre os seguintes pressupostos: execução ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz das operações financeiras; cumprimento das obrigações de accountability (prestação de contas a instâncias controladoras); cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis; salvaguarda dos recursos para evitar perdas.

 Aperfeiçoamento - O primeiro módulo do curso de ‘Aperfeiçoamento em Auditoria e Controle Interno’ será voltado para ‘Instrução de Processos’, que tem o objetivo de desenvolver competências relativas às atividades de auditoria e controle interno, dotando aos servidores atuantes nesta área dos conhecimentos necessários para o desempenho eficiente das funções, no âmbito da gestão pública. O conteúdo programático desse módulo é composto por itens como processo administrativo, processo de pagamento, estágio da despesa, exercício financeiro. Será ministrado pela cientista contábil Lucilene Florêncio Viana, especialista em Direito Tributário e Auditoria Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

No total, sete módulos compõem o Aperfeiçoamento: Instrução de Processos; Auditoria Governamental; Auditorias Especiais; Contabilidade Aplicada à Auditoria; Legislação Aplicada à Retenção de Tributos e Contribuições por ocasião dos Pagamentos aos Fornecedores do Município; Transferências Voluntárias (Convênio, Controle de Repasse e Termo de Cooperação); Elaboração, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos. Todos os módulos serão ministrados no turno da tarde.

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2020