Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



FPM: municípios do AM já perderam R$ 19,9 mi em 10 dias
Por Press Comunicação,
segunda-feira, 24 de junho de 2013
 
 
 

Apenas nos dez primeiros dias de junho, os municípios do Amazonas já acumulam perdas de R$ 19,9 milhões no repasse de recursos federais oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em comparação com o mesmo período do mês anterior.
 
Os números alarmantes foram divulgados pela Associação Amazonense de Municípios (AAM) e demonstram as constantes perdas de receita por parte dos municípios.
 
Segundo o presidente da AAM, Iran Lima, os índices que, em abril de 2013, sofreram redução de 13% em comparação a abril de 2012 em todo o País, apontam para a necessidade urgente de aprovação pelo Executivo e Legislativo Federal, de duas propostas defendidas pela associação juntamente com a Confederação Nacional de Municípios: aumento de 2% no percentual do FPM, passando dos atuais 23,5% para 25,5% e revisão da política fiscal de isenções do Governo Federal.
 
Os projetos foram debatidos durante fórum realizado no início do mês, em Manaus, onde receberam o apoio dos prefeitos e representantes de todo o interior do Estado e foram incluídos na pauta de reivindicações da XVI Marcha a Brasília, que acontece entre os dias 8 a 11 de julho, com a presença de todos os municípios brasileiros e também com a participação da presidenta Dilma Rousseff na abertura.
 
“A queda no repasse do FPM tem reflexos em toda a administração pública, principalmente no interior. Os municípios do Amazonas só não estão em situação crítica em virtude do aumento nos valores dos repasses do ICMS feito pelo Governo do Estado”, alertou o presidente da AAM e prefeito de Boca do Acre.
 
Cálculo
 
O FPM é calculado a partir da soma da arrecadação total da União com o Imposto de Renda, com a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
 
Deste total, são descontados os valores de restituição e incentivos fiscais concedidos. Da receita líquida resultante, 23,5% são destinados aos quase seis mil municípios do País com base no coeficiente estipulado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sobre o número de habitantes e a renda per capta dos Estados.
 
Os repasses feitos pela União diretamente aos municípios acontecem a cada 10 dias.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019