Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Workshop na FMT debate erradicação da malária e novas pesquisas sobre a doença
Por Três Comunicação,
terça-feira, 25 de junho de 2013
 
 
 

O Governo do Amazonas irá promover nesta quarta-feira (26) e na quinta-feira (27) workshop para debater a erradicação da malária e novas pesquisas sobre a doença. O “I Workshop de Vetores da Malária na Amazônia” acontecerá na sede da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), localizado na avenida Pedro Teixeira, nº 25, D. Pedro. No primeiro dia, o evento acontece no horário de 9h às 16h, no auditório do Departamento de Entomologia. Já na quinta-feira, os participantes se reúnem das 9h às 12h.  
 
A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, destaca que o evento tem caráter inovador e foi concebido com a proposta de trazer ao contexto regional, uma discussão recente que tem sido pauta nos fóruns mundiais de discussão da malária: a erradicação da doença. “Com esta iniciativa buscamos, também, discutir as pesquisas em desenvolvimento nos grupos locais e sua contextualização na ciência mundial, adequação de protocolos e definição de linhas de pesquisa futuras, bem como a integração de redes internacionais de pesquisa envolvendo os grupos da região”, explicou.
 
O workshop contará com a presença de pesquisadores internacionais, de instituições como o National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NAID); National Institute of Health (NIH); e UC Veterinary Medicine, ambos dos Estados Unidos; e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Estarão presentes, também, representantes de institutos de pesquisa nacionais, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), além dos pesquisadores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos da FMT-HVD.
 
O diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD, Marcus Lacerda, frisa que entre os projetos de pesquisa que serão discutidos, destacam-se os que envolvem infecções experimentais com o agente etiológico da malária, ensaios e testes de drogas a serem utilizadas no contexto da erradicação da malária, estabelecimento de protocolos para criação de mosquitos para uso em ensaios biológicos etc.
 
Malária – É uma doença causada por um protozoário e transmitida pelo mosquito anopheles. No Brasil, ocorrem cerca de 300 mil episódios desta doença por ano. Na FMT-HVD, 636 casos foram registrados no primeiro trimestre deste ano. Em todo o ano passado, 3.432 pacientes acometidos por malária foram tratados na FMT-HVD.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019