Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Prefeitura plantará mais árvores e fará nova jardinagem
Por Semcom,
segunda-feira, 29 de julho de 2013
 
 
 

Entre as intervenções previstas pela Prefeitura de Manaus, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro, está o trabalho de manejo da arborização e o plantio de 53 novas árvores numa das áreas arborizadas mais tradicionais da cidade. As novas árvores serão plantadas nos passeios laterais, sendo 27 no lado direito e 26 no lado esquerdo da via. Com o plantio, a via passará a ter um total de 127  árvores, sendo 53 mudas novas. Hoje, existem lá 46 mudas já plantadas e em crescimento, e 38 árvores de grande porte que compõem o tradicional conjunto arbóreo da via. Além do plantio nas laterais, os canteiros centrais também receberão intervenções, após obras de engenharia realizadas pelo Implurb e pela Seminf, que permitirão o aumento da área permeável onde estão situados os tradicionais oitizeiros (Licania tomentosa). As árvores, algumas com mais de 20 metros de altura, têm mais de 60 anos de existência.

O aumento dos canteiros vai permitir que os oitizeiros se mantenham saudáveis, uma vez que com uma área permeável maior amplia a capacidade de absorção de água pelos indivíduos arbóreos e evita o afloramento das raízes, o que agrava o processo de quebra das calçadas e do asfalto. A nova área permeável deverá ter entre 6 a 9 metros quadrados de tamanho, na parte central, favorecendo o  aumento da umidade do solo e o fortalecimento das árvores. Hoje, elas estão em espaço de apenas 2,5 metros quadrados e com vários trechos do passeio público danificados.

A Semmas realizará também um trabalho de paisagismo com o plantio de espécies ornamentais nas áreas ampliadas. Serão postas preferencialmente espécies arbustivas leguminosas que têm capacidade de retirar Nitrogênio da atmosfera e transformá-lo em adubo, para que não precisem competir com as árvores. Outra tarefa da Semmas será realizar o manejo de algumas das árvores da via que se encontram em conflito com a rede elétrica, com a realização de poda de levantamento de copa e a retirada de erva-de-passarinho. As árvores também passarão por uma avaliação de risco de queda para a retirada de eventuais partes mortas.

Para realizar esse trabalho, uma equipe técnica da Semmas percorreu as principais vias do Centro,  para identificar o quantitativo de novas mudas que deverão ser plantadas. Além da Getúlio Vargas, foram serão realizados plantios na avenida Eduardo Ribeiro, nas ruas Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento, José Clemente, 24 de Maio, Monsenhor Coutinho, 10 de Julho, Tapajós, Costa Azevedo, Ferreira Pena, Ramos Ferreira e Barroso. O levantamento indicou a quantidade e as espécies mais adequadas para cada via (ver quadro abaixo).

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019