Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Semana Mundial do Aleitamento Materno terá programação nas unidades de saúde
Por Três Comunicação,
segunda-feira, 29 de julho de 2013
 
 
 

O Banco de Leite Humano (BLH) Fezinha Anzoategui, que funciona no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), promove nesta quarta-feira (31), na comunidade Terra Nova, localizada no município do Careiro da Várzea, uma ação social de Aleitamento Materno. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a ação marca o início de uma série de atividades que serão realizadas pela rede de Bancos de Leite, Maternidades e Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) da rede estadual, alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto. A programação especial, que tem o apoio da primeira dama do Estado Nejmi Aziz, inclui blitze educativas em pontos estratégicos da cidade, palestras, exposições, homenagens às mães doadoras, uma grande caminhada no Centro e até uma pedalada temática, na Ponta Negra.

A ação organizada pela equipe do Banco de Leite Fezinha Anzoategui para a comunidade do Careiro da Várzea, na quarta-feira, incluirá atendimento médico com obstetra e pediatra; orientação com nutricionista e farmacêutico; atendimento de enfermagem, com realização de teste de glicemia e aferição de pressão arterial; palestras sobre o Aleitamento Materno e atividades recreativas para as crianças, abordando o tema. “A ação tem o apoio da Prefeitura do município e vai ser realizada durante toda a manhã, na Escola Municipal Francisca Góis dos Santos”, explica a gerente de Enfermagem do IMDL, Maria Gracimar Fecury.

Na quinta-feira (1º), às 15h, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) promove a abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno, evento que reunirá as equipes dos Bancos de Leite, Maternidades e CAICs.

Na sexta-feira (2), serão realizadas as blitze educativas, em 10 pontos estratégicos da cidade: avenidas Constantino Nery com Pedro Teixeira (próximo ao Hemoam); Bola do Eldorado (Parque 10); avenida Grande Circular (próximo à feira do Mutirão); avenida Djalma Batista com rua Pará (próximo ao Posto 700); avenida Noel Nutels , Cidade Nova (entrada do Manôa); avenidas Umberto Calderado com André Araújo (próximo à Sefaz); Boulevard Álvaro Maia com rua Major Gabriel; Coroado (próximo à feira do bairro); avenida Getúlio Vargas com rua Leonardo Malcher; avenidas Eduardo Ribeiro com 7 de Setembro.

Nos dias 5 e 6 (segunda e terça-feira), os Bancos de Leite da Susam estarão realizando programações internas de sensibilização de suas equipes e de homenagens às mães doadoras. No Banco de Leite Fezinha Anzoategui, que estará completando aniversário de fundação no dia 5, a programação incluirá exposição de banners e de trabalhos científicos sobre o Aleitamento Materno. 

A coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Criança, da Susam, Katherine Benevides, destaca que a Semana Mundial de Aleitamento Materno é  considerada uma data importante para divulgação e promoção da amamentação. “As unidades de saúde envolvem todos os seus colaboradores neste evento, para chamar atenção das nutrizes e da sociedade de um modo geral para a importância do aleitamento materno como estratégia para assegurar a saúde das crianças e das mães e contribuir para a redução da taxa de mortalidade infantil”, afirma Katherine.

O pediatra neonatologista Jefferson Pereira Guilherme, coordenador geral dos Bancos de Leite do Estado, frisa que a programação da semana ocorre simultaneamente em mais de 150 países e tem por finalidade resgatar a cultura da amamentação, uma prática que ficou bastante prejudicada, principalmente, pela entrada da mulher no mercado de trabalho. “A mulher deve amamentar não porque é bonito, mas porque o leite materno é o melhor alimento para a criança até os 2 anos de idade e, de forma exclusiva, até os 6 meses de vida”, diz o pediatra, acrescentando que o apoio à amamentação é a ação de saúde de maior impacto na redução dos índices de mortalidade infantil.

Jefferson salienta que não é fácil para a mulher manter a amamentação pelo período recomendado e que, por isso, é muito importante que ela tenha o apoio e seja bem orientada sobre o assunto. “Por isso, o tema deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno é o aconselhamento. É muito importante que os profissionais de saúde estejam preparados para ouvir, tirar as dúvidas, estimular e apoiar as mães para que elas consigam levar adiante a amamentação. Mas que esta seja, também, uma tarefa assimilada pela família, pelos vizinhos, pela sociedade como um todo”, salientou o pediatra.   

Fique por dentro – A rede de Bancos de Leite do Estado é formada por três unidades: o Banco de Leite do Amazonas, que funciona na Maternidade Ana Braga, na zona Leste; o Banco de Leite Humano Fezinha Anzoategui, unidade anexa ao Instituto da Mulher Dona Lindu, zona Centro-Sul; e o Banco de Leite Humano Azilda Marreiro, na maternidade de mesmo nome, que funciona na zona Norte da cidade.

 


 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019