Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Disk Ordem regista mais de 100% de aumento no número de denúncias
Por Cláudia do Valle, Implurb
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
 
 
 

Nos últimos sete meses, o Disk Ordem recebeu 3.369 chamadas, contra 1.670 do mesmo período no ano passado, o que representa um acréscimo de 101%, na nova gestão. Os recordistas de denúncias foram os meses de julho, quando o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) registrou 529 chamados, e o mês de abril, com 573 denúncias.
 
“Um aumento tão substancial indica que a população voltou a acreditar na ação do Poder Público para coibir as irregularidades”, diz o diretor-presidente do Implurb, Roberto Moita.
 
Comparando com 2012, o órgão teve um aumento de 122% no volume de ligações, mostrando o interesse da população em ajudar a corrigir as distorções da cidade, que vão desde ocupação de calçadas até obras irregulares e publicidade fora dos padrões legais. O recordista de reclamações é a obstrução de logradouro público, com 185 processos, seguido de obra irregular residencial, com 86.
 
O SERVIÇO
O Disk-Ordem é o canal de comunicação para o cidadão ajudar a cuidar da cidade de Manaus e fazer suas reclamações quanto a irregularidades. A central funciona desde 2010 e conta com o serviço de atendentes, que se revezam nos horários de manhã e à tarde. O 161 tem um sistema de consulta no banco de dados do Implurb, a partir do endereço informado (bairro, rua, número, ponto de referência, assunto e observações), verificando se existem processos ou denúncias anteriores quanto ao logradouro citado. Se houver notificação registrada, ela é juntada à atual.
 
POR DENTRO DO 161
Após ligar para o Disk-Ordem e com a consulta feita pelo endereço, a denúncia tem seus dados divididos em informações do denunciante e do denunciado. O passo seguinte dentro do órgão é encaminhar o caso à gerência de fiscalização responsável, conforme o assunto, dividida em quatro unidades: Postura, Obras, Atividades Econômicas e de Publicidade.
 
No setor de fiscalização é montada uma rota e incluída a denúncia. Em caso de procedência de irregularidade, o fiscal faz um termo de notificação, dando prazo ao contribuinte para que compareça ao órgão ou regularize a situação encontrada. Após o prazo, o fiscal retorna ao local denunciado para rever a situação. Caso a infração permaneça, o proprietário pode receber outras sanções administrativas e até jurídicas, como embargos, multas, apreensões, interdições e até demolições.
O Disk-Ordem também tem um canal pela Internet, onde o cidadão pode enviar sua reclamação para o e-mail diskordem.implurb@pmm.am.gov.br.
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019