Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Semed realiza 2º Simulado Prova Brasil
Por Semcom,
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
 
 
 

Cerca de 66.200 alunos das escolas da rede municipal de ensino participaram do 2º Simulado da Prova Brasil, de 5 a 7 de agosto. Os estudantes são de 356 unidades, matriculados nos anos iniciais (4º e 5º) e finais (8º e 9º).  O objetivo do simulado é preparar os alunos para que tenham um bom desempenho da 5º edição da Prova Brasil, que acontecerá em novembro deste ano, assim como buscar melhores índices para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
 
A prova avaliou os conhecimentos obtidos em sala de aula nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Em português, verificou-se as habilidades necessárias ao uso social da língua. Já em Matemática, o objetivo foi analisar a capacidade que o aluno tinha para resolver situações-problema, considerando a progressão da dificuldade.
Professores da rede receberam formação na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) acerca dos descritores (detalhamento de uma habilidade cognitiva, em termos de grau de complexidade, que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise) propostos pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, as escolas também receberam orientações voltadas para aplicação do simulado na Semed em 2013.
 
Kerolayne de Oliveira, aluna do 5º ano da Escola Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada no bairro Presidente Vargas, zona centro-sul da cidade, foi uma das candidatas desta edição e afirma que fez uma boa prova. “Li, pesquisei e estudei bastante. Além disso, fiz diversos exercícios e testes ao longo deste ano. Estou ansiosa, mas  acredito que fiz uma boa prova e terei um bom resultado”, afirmou.
 
O gestor da Escola Municipal Carlos Gomes, Zacarias Macedo dos Santos, falou como a unidade escolar se preparou para o simulado. “Ao longo dos 6 últimos meses, ofereceremos reforço escolar, aulas e exercícios complementares. Além disso,  tivemos atividades voltadas para interpretação de texto aos alunos. Com isso, fortalecemos o conhecimento e proporcionamos condições para que os alunos fizessem uma boa prova. Tenho certeza que todos os participantes terão êxito na avaliação”, afirmou Zacarias.
 
O gestor também explica de que forma este exame vai refletir na elevação do IDEB na sua escola: “Toda essa dedicação e empenho da comunidade escolar da nossa unidade tem a finalidade de alcançar a meta do IDEB estipulada pelo Ministério da Educação em 2013 de 5,1 nos anos iniciais e até a de 2015 que é de 5, 4. Estamos confiantes que daremos uma resposta positiva com a Prova Brasil”, disse.
 
Marluce Denis Nunes, gestora da Escola Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, destaca outro objetivo almejado com avaliação.  “O principal objetivo da Semed não é simplesmente fazer uma prova, mas sim fazer com que os alunos, a partir deste simulado, desenvolvam habilidades na leitura e também tenham aptidão para resolver situações problemas em diversas áreas de conhecimento. Acredito ser esta a principal finalidade desta avaliação”, enfatizou.
 
Prova Brasil
A avaliação é realizada a cada dois anos pelo MEC para medir os conhecimentos de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
 
A Prova Brasil foi criada com base nas propostas curriculares de alguns estados e municípios e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Uma comissão do MEC analisou o material e, dos pontos em comum, elaborou uma matriz de referência. Essa, por sua vez, não engloba todo o currículo escolar, mas as habilidades e competências que precisam ser aferidas.
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019